Na oitava reunião sindicatos negociaram proposta para acordo

Negociação Salarial | Publicado em 24/04/2012

Os dirigentes do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) apresentaram hoje, 24 de abril, na oitava reunião de negociação salarial com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS), propostas para acordo. As negociações estão ocorrendo em câmaras setoriais específicas: educação superior e educação básica. Em ambas, os representantes dos professores reafirmaram a posição de não permitir a retirada de direitos consagrados na Convenção Coletiva de Trabalho.

EDUCAÇÃO SUPERIOR

No início da reunião, os representantes das instituições de educação superior propuseram o reajuste de 6,5% no piso salarial e 6% nos salários a partir de maio; redução de 3% para 2,5% no adicional por tempo de serviço e a ampliação no prazo do pagamento de salário para o 5º dia útil (atualmente é no dia cinco).

Os professores aceitaram o reajuste de 6,5% no piso, mas propuseram 6,5% de aumento no salário (6% em maio, integralizando 6,5% em setembro), limitação do prazo de pagamento do salário até o dia 7 de cada mês e rejeitaram a redução do adicional por tempo de serviço.

A comissão dos professores solicitou que a proposta fosse avaliada pela reunião de reitores do Comung que será realizada na próxima sexta-feira, 27, na sede da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

“Temos a convicção de que a proposta deixada para análise não compromete as instituições de ensino e contempla minimamente a expectativa de melhoria salarial dos professores, alentada pela conjuntura econômica favorável e seus reflexos no ensino privado”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

EDUCAÇÃO BÁSICA
Os representantes do Sinpro/RS encaminharam ao final da reunião proposta de acordo para análise do Sinepe/RS, que deverá se pronunciar sobre o conteúdo até a próxima sexta-feira, 27 de abril, para que os professores possam analisar a proposta em Assembleia Geral convocada para este sábado, 28 de abril. A proposta contempla reajuste pelo INPC (5,47%) + aumento real de salário para toda a categoria, aumento dos pisos em 5% e uma política de valorização salarial dos professores que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES
O Sinpro/RS convocou assembleia geral dos professores para este sábado, 28 de abril, às 14h, no auditório da sede estadual em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919). Um dos pontos de pauta é a avaliação do processo de negociação com o Sinepe/RS e eventual proposta para acordo. Até o momento foram realizadas oito reuniões.

O Sinpro/RS representa mais de 30 mil professores do ensino privado do Rio Grande do Sul.