Nova edição da Revista Textual destaca a neurociência na educação

É o tema de capa da 16ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sindicato dos Professores do Ensino Privado - Sinpro/RS, lançada nesta quina-feira, 26 de outubro.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 31/10/2012


O papel dos educadores, partindo do pressuposto da neurociência de que o sistema de recompensa do cérebro pode ser um aliado na transformação da escola, é o tema de capa da 16ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, lançada nesta quina-feira, 26 de outubro. O ensaio O sistema de recompensa do cérebro humano é de autoria da professora da PUCRS, Doutora em Letras, Adriana Angelim Rossa.

Na editoria O professor e o mundo da escola, a abordagem de dois temas cruciais para a categoria dos professores e determinantes na busca de qualidade no ensino privado gaúcho:

Os parâmetros recomendados para o limite de alunos por turma e os seus reflexos na aprendizagem, na saúde dos professores e na qualidade do ensino, são avaliados no artigo Limite de alunos por turma e qualidade do ensino, assinado pelas diretoras do Sinpro/RS, Cecília Farias (Conselheira do CEED-RS) e Susana Speroni (professora da Unisc).

No artigo O estresse do professor no ensino privado, das pesquisadoras Janine Kieling Monteiro e Patrícia Dalagasperina, respectivamente professora e mestranda de Psicologia da Unisinos, analisa as pesquisas sobre os fatores que desencadeiam estresse na atividade docente e as medidas que devem ser adotadas pelas instituições para reduzir o adoecimento provocado por fatores associados ao ambiente de trabalho.

A revista apresenta ainda uma radiografia da Educação Infantil no estado, com o artigo Investimentos em Educação Infantil e desenvolvimento social, do auditor do TCE, Hilário Royer, que elenca as deficiências no atendimento e os reflexos socioeconômicos da falta de investimentos nessa etapa da Educação Básica.

E o ensaio O Brasil e as tendências para a economia mundial, que traz uma avaliação sobre as oportunidades encontradas pelo país em uma conjuntura de crises internacionais, pelo economista, técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e professor da PUCRS, André Luíz Forti Scherer.

Lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS, a Revista Textual atinge sua 16ª cumprindo com sua proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional.

A Revista Textual é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF no site do Sindicato.