Nova edição traz na capa artigo sobre o futebol como negócio

O texto intitulado Futebol, Poder e Violência: às vésperas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tem autoria de Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Z. Martins e Heloisa Helena Baldy dos Reis, da Unicamp.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 24/06/2014


A 19º edição da Revista Textual já está circulando com ensaio de capa que aborda o futebol como negócio e o legado da Copa do Mundo no Brasil. O texto intitulado Futebol, Poder e Violência: às vésperas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tem autoria de Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Z. Martins e Heloisa Helena Baldy dos Reis, da Unicamp. O ensaio questiona a privatização de espaços públicos e os mandos e desmandos da Fifa no país.

Também nesta edição o ensaio de Oneide Bobsin, teólogo e reitor da EST, sobre religiões e igrejas no Brasil que, a partir de dados do IBGE, disserta sobre o crescente plurarismo e seus consequentes debates em torno de questões como aborto, união homossexual, entre outros. Destaca-se ainda no ensaio a queda do catolicismo no Brasil e o crescimento dos evangélicos pentecostais, que entre o censo de 2000 e 2010 passaram de 15,6% para 22,2% da população.

A edição 19 da Textual traz ainda artigos sobre o sofrimento psíquico dos professores no ambiente de trabalho, a crescente demanda de atividade docente não remunerada nas instituições, uma análise crítica do Pronatec, desde sua implantação em 2011, e uma análise do surgimento de novos cursos de Medicina no interior do estado. A íntegra da publicação pode ser acessada também no site do Sinpro/RS.