Nova Reunião com a Ulbra

Na pauta da reunião, mais uma vez, o calendário dos pagamentos salariais dos próximos meses.

Ulbra | Publicado em 03/11/2009

Na última quinta-feira, dia 29 de outubro, aconteceu nova reunião da Direção do Sinpro/RS com os representantes da Ulbra (Jonas Dietrich, José Luiz Dusith, Luiz Anselmo [gerente de pessoal] e os advogados Rogério Malgarin e Cristina Vargas).

A instituição ainda não definiu um calendário mais preciso dos pagamentos e insiste na isenção total das multas pela dilatação do prazo estabelecido na CCT Sinpro/RS e Sinepe/RS.

Os dirigentes do Sindicato, por sua vez, propõem compensações para uma eventual dilatação dos prazos.

Também foi retomada a questão das multas pelos atrasos do primeiro semestre, todas judicializadas. Existe a perspectiva de um acordo de pagamento parcelado, mas com o início em abril do próximo ano.

Os dois assuntos ficaram de ser concluídos em nova reunião no dia 9 de novembro.
Foram concluídas as tratativas sobre a flexibilização do cumprimento da carga horária dos professores da EaD e retomado o encaminhamento para o pagamento do Adicional de Aprimoramento Acadêmico. Todos os professores com título de Mestre e Doutor que não estão recebendo respectivamente 10% e 15% devem encaminhar a solicitação, conforme formulário próprio. A orientação vale também para quem já encaminhou anteriormente, mas não recebe.

A retroatividade desses deve ser gestionada posteriormente com base nos elementos comprobatórios das solicitações anteriores.

Os dirigentes do Sinpro/RS enfatizaram ainda a necessidade de cumprimento, pela Ulbra, das exigências estabelecidas na CCT para a contratação de novos professores: edital público com critérios e número de vagas.

Estaremos atentos!

Decisão Judicial

O Sindicato recebeu grande número de congratulações pela decisão da Justiça do Trabalho de Canoas que anulou a “assembleia de professores” realizada na Ulbra no final de 2007 para deliberar sobre o desmembramento do Sinpro/RS.

A Direção do Sindicato ratifica seu compromisso com os interesses dos professores da educação superior de Canoas, sobejamente evidenciado na extensa e intensa jornada de luta pela regularização salarial e pelas mudanças institucionais na Celsp/Ulbra. Estima ainda que a decisão da Vara do Trabalho de Canoas pela ausência de recurso às instâncias superiores se torne definitiva e encerre esta lamentável tentativa de dividir e enfraquecer a categoria.

O Sinpro/RS e os professores da Ulbra que protagonizam a memorável luta pelas mudanças na instituição esperam esta atitude dos protagonistas daquela iniciativa equivocada e infeliz.