Passo Fundo: professores da Faculdade Portal não recebem desde dezembro

Professores | Publicado em 22/03/2011

Os professores da Faculdade Portal, de Passo Fundo, já estão há mais de três meses sem salários. O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) ajuizou ação coletiva na Justiça do Trabalho de Passo Fundo reclamando os salários atrasados de dezembro, janeiro, fevereiro e férias, além das multas correspondentes aos demais meses de 2010, que foram pagos em atraso.

Na primeira quinzena deste mês, a Instituição havia sido notificada pelo Sindicato, ocasião em que se comprometeu a saldar até o último dia 15 de março ao menos uma folha salarial, promessa que não foi cumprida.

Em reunião realizada entre a direção da instituição e o Sindicato, o Diretor Geral Jorge Thomé afirmou “não haver qualquer possibilidade de negociação antes do fechamento de parcerias que a Faculdade Portal busca no mercado”. De acordo com a diretora do Sinpro/RS, Renata Cerutti, a situação em que se encontram os professores é “aviltante, pois os seu direito mais básico como trabalhadores, o de receber seus salários, não está sendo respeitado e nenhum empenho para amenizar a situação é esboçada pelos gestores da Instituição”.

No próximo dia 5 de abril, caso não seja regularizada a situação, os docentes completarão quatro meses sem receber, além do terço de férias que ainda não foi pago.