Plenária debate o processo de definição da reitoria nas Instituições Comunitárias

No encontro, o segundo deste ano, os participantes debateram a democratização dos processos de definição das reitorias nas ICES.

Comunicação Sinpro/RS
6ª Reunião Plenária | Publicado em 01/10/2013


O Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) realizou no último sábado, 28, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, a 6ª Reunião Plenária, com a participação de professores, funcionários e estudantes das instituições comunitárias. No encontro, o segundo deste ano, os participantes debateram a democratização dos processos de definição das reitorias nas ICES.

Os reitores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Vilmar Thomé, e da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Elisabeth Fontoura Dorneles, relataram como se dá a escolha da reitoria em suas instituições. Em ambos os casos, o processo é marcado pela participação de diferentes setores da comunidade acadêmica. “Essas instituições têm um diferencial democrático em seus processos de escolha da reitoria que precisa ser destacado”, salientou Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS e coordenador do Fórum. Ainda de acordo com Fuhr, o Fórum tem se empenhado no apoio à luta pela democratização da renovação da reitoria na UCS.

“A UCS tem algumas limitações que impedem o processo democrático discutido aqui”, afirmou na plenária o padre Roque Grazziotin, presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). No debate, os participantes reiteraram que a participação de diferentes segmentos das instituições nesse processo é uma reivindicação histórica que vem sendo ignorada em diversas ICES. “A universidade comunitária, que deveria ser um modelo de gestão democrática, vem negando seu papel”, destacou a representante dos estudantes do Diretório Central dos Estudantes da UCS, Daniela Bevilaqua. Ao final da Plenária, foi debatida e aprovada uma resolução, conforme prática instituída para as reuniões do Fórum.

Acesse o documento.