Prêmio Educação RS – Laureados receberam troféus em cerimônia no Dia do Professor

O evento foi marcado pela emoção dos agraciados em ter seus trabalhos, por uma educação de qualidade e inclusão social, reconhecidos.

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação | Publicado em 15/10/2010


Na noite desta sexta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, os vencedores do 13º Prêmio Educação RS, instituído pelo Sinpro/RS, receberam o troféu Pena Libertária. O evento foi marcado pela emoção dos agraciados em ter seus trabalhos, por uma educação de qualidade e inclusão social, reconhecidos.

Foram laureados deste ano: o professor Fábio Cantergiani Ribeiro Mendes, de Porto Alegre; o Projeto de Extensão Comunitária Ler é Saber, da Feevale, de Novo Hamburgo; e a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amigos do Verde, de Porto Alegre.

A novidade deste ano foi o prêmio Destaque Especial da Direção do Sinpro/RS, entregue ao juiz Guilherme Pinho Machado, Titular da Vara Cível da Justiça Federal de Canoas, por sua condição de protagonista no Judiciário, no âmbito da crise da CELSP/ULBRA e sensibilidade social no reconhecimento da prioridade dos salários dos trabalhadores da Instituição.

Confira mais detalhes dos agraciados desta edição do Prêmio Educação RS.

Categoria Profissional – Fábio Cantergiani Ribeiro Mendes – professor autônomo – Porto Alegre.
Professor de 28 anos e pesquisador tem se dedicado a formar jovens com autonomia para aprender de forma ativa e contínua. Ele é graduado, mestre e doutorando em Filosofia pela UFRGS, além de cursar Direito na mesma universidade. Em 2006, publicou seu primeiro livro, Vestibular 100% – Método de Estudo, Descanso e Lazer (Literalis Editora, 112 páginas). Seu trabalho tem como objetivo a formação de hábito de estudo nos alunos com uma abordagem inovadora. Através de palestras e oficinas, o professor instrui os alunos a respeito de programação de horários e método de estudo em um trabalho que envolve alunos, pais e professores. Em 2010, seu trabalho atingiu mais de 3.500 alunos, pais e professores, da rede pública e privada, em Porto Alegre e no interior.
Blog do professor: estude-sozinho.blogspot.com

Categoria Projeto – Projeto de Extensão Comunitária Ler é Saber – Universidade Feevale – Novo Hamburgo – Coordenação: Daniel Conte.
O Projeto de extensão comunitária Ler é Saber é uma parceria entre a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, a FACCAT, de Taquara, e o Grupo Editorial Sinos e consiste na publicação de textos literários contemporâneos em três fascículos anuais, que são adquiridos pelas redes pública e privada de ensino de mais de 60 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. As IES organizam o fascículo e ministram oficinas de capacitação para os professores participantes. Cada fascículo tem um tema, este tema é oriundo das demandas apontadas pelas Coordenações de Educação de cada Região juntamente com as escolas. Em 2009, mais de 1200 professores participaram das formações e os fascículos alcançaram 435 mil estudantes do ensino fundamental. Neste ano de 2010, já frequentaram as formações 800 professores, na Feevale, e 435 mil alunos foram uma vez mais beneficiados com os fascículos.

Categoria Instituição – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amigos do Verde – Porto Alegre
A Escola Amigos do Verde possui uma proposta pedagógica que alia, em sua prática, teorias de aprendizagens com a responsabilidade por um planeta sustentável. A Escola possui sistema de captação e aproveitamento de água da chuva em cisterna, possui horta, telhado verde nas casinhas dos animais e, além da intervenção diária na educação ambiental e alimentação saudável, é reconhecida pela inclusão de alunos com necessidades especiais em classes comuns a todos os alunos da escola. A Escola, fundada há 26 anos em Porto Alegre, é pioneira em manter uma proposta pedagógica interessada em educar seres humanos pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos. Localizada em pleno centro urbano, a Escola abriga um lago e um bosque, onde convivem porquinhos-da-índia, jabuti, periquitos, galinhas e tartarugas, juntamente com crianças e adultos. Desta forma, o currículo interdisciplinar inclui, além das disciplinas determinadas pelo MEC, atividades que incentivam a construção do conceito de sustentabilidade no dia-a-dia.

Destaque Especial Direção Sinpro/RS – Juiz Guilherme Pinho Machado – Titular da Vara Cível da Justiça Federal de Canoas
É juiz federal desde 1994, tendo anteriormente exercido a função de Assessor do Procurador Chefe da procuradoria Regional da República da 4a região. Como juiz atuou em Santa Maria, Santo Angelo, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Canoas. Foi Presidente e atualmente é coordenador das Disciplinas de Direito Administrativo e Direito Constitucional da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito Processual Público pela Universidade Federal Fluminense.

PENA LIBERTÁRIA – Os vencedores recebem o troféu Pena Libertária, especialmente criado para o Prêmio Educação pelo artista plástico Gustavo Nakle. Até 2009, foram premiados 16 projetos, 13 instituições e 13 profissionais de todo o Estado.