Primeira rodada de negociações entre Sinpro/RS e Sinepe/RS ocorre nesta terça-feira

Os professores das instituições de ensino privado reivindicam reajuste de 9%,percentual que contempla a reposição salarial de março de 2010 a fevereiro de 2011 e aumento real de salário.

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 28/02/2011


A primeira rodada de negociações entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS – e o Sinepe/RS será realizada às 14h desta terça-feira, 1º de março, na Escola Monteiro Lobato (Andradas, 1180 – Sala 01 – Centro, Porto Alegre).

Os professores das instituições de ensino privado reivindicam reajuste de 9%, percentual que contempla a reposição salarial de março de 2010 a fevereiro de 2011 e aumento real de salário. A data-base da categoria é março.

A reivindicação tem como base as evidências de crescimento sustentável da economia brasileira e gaúcha e o ganho real de salário por parte da maioria das categorias profissionais no último período, conforme levantamento do Dieese com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O ensino privado gaúcho apresenta desempenho positivo, acompanhando a economia brasileira e regional. No ano passado foram gerados 2.728 novos postos de trabalho no ensino privado, entre professores e técnicos administrativos – um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.

“Diante dos números do Dieese e das melhorias verificadas no contexto econômico, os professores consideram que as instituições de ensino privado têm condições de conceder reajuste salarial dos professores pelo INPC e aumento real de 50% do índice projetado de crescimento do PIB (7,5%)”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Campanha Salarial – Professores e técnicos do ensino privado do RS realizam no dia 12 de março, às 14h, ato estadual de lançamento da Campanha Salarial 2011, no Salão de Eventos São José, em Porto Alegre – Alberto Bins, 509 – com show especial de Nei Lisboa. Também serão realizados atos em Passo Fundo, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves.

Ainda em Porto Alegre, no dia 20 os professores irão ao Brique da Redenção para distribuir materiais informativos para a comunidade. No centro das reivindicações está o reajuste de 9%, composto de inflação mais aumento real.