Professores aprovam proposta para acordo salarial da Educação Superior

Acordo Salarial | Publicado em 19/05/2012

A Assembleia Geral dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul, realizada neste sábado, 19 de maio, em Porto Alegre, aprovou a proposta para acordo salarial, negociada entre o Sindicato dos Professores e a comissão da Educação Superior do Sinepe/RS.

A proposta contempla o reajuste dos salários em 5,47% (INPC) a partir de março com a integralização de 6% em maio; reajuste de 6,5% no piso (5,47% em março com integralização de 6,5% em maio); extensão do prazo limite para o pagamento dos salários ao quinto dia útil, a partir de agosto; e a manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

A negociação deste ano teve nove rodadas na Comissão da Educação Superior, marcadas pela intenção patronal de reduzir direitos e manter saldo zero na negociação. “Consideramos o acordo aprovado uma vitória porque além de manter os direitos já consagrados garante aumento real de salário”, avalia Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

A assembleia geral dos professores também aprovou o Balanço Patrimonial 2011 do Sinpro/RS e a ratificou o desconto da Contribuição Assistencial aprovado na Assembleia Geral de dezembro de 2011.

DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO SINDICAL
A Assembleia aprovou ainda a ampliação da restituição do imposto sindical aos professores associados. Neste a restituição será de 73% do valor descontado dos professores no salário de março – 13% superior ao percentual repassado ao Sinpro/RS. Importante destacar que o valor do Imposto Sindical é rateado entre o Sindicato da categoria, a Federação, a Confederação, a Central Sindical e o Ministério do Trabalho.

Na Assembleia, a direção do Sinpro/RS registrou com satisfação que a política de restituição do imposto sindical completa 20 anos em 2012, já se constituindo numa prática institucionalizada no Sindicato.

A partir desta segunda-feira, 21, o Sinpro/RS dará início ao processo de restituição aos professores, na forma de cheque nominal, diretamente nas instituições de ensino.