Professores da Ulbra realizam III Encontro neste sábado

Para discutir a continuidade da crise e as perspectivas da instituição, além dos direitos trabalhistas dos docentes.

Comunicação Sinpro/RS
Ulbra | Publicado em 04/03/2010


Os professores da Educação Superior e das escolas de Educação Básicas da Ulbra em todo o estado reúnem-se neste sábado, 6, a partir das 14h30min, no Canoas Parque Hotel, em Canoas, para discutir a continuidade da crise e as perspectivas da instituição, além dos direitos trabalhistas dos docentes.
De acordo com o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, o III Encontro de Professores da Ulbra irá avaliar o que foi atendido da pauta de reivindicações aprovada na segunda edição do encontro, realizada em maio do ano passado após a mudança da reitoria. “É fato que o movimento dos professores, sua organização e reivindicações integram a política da Ulbra. Quesitos formulados nos Encontros foram parcialmente atendidos e outros, mesmo que de forma difusa, foram incorporados no discurso oficial da reitoria e da mantenedora”, avalia.
Entre as mudanças que ainda são cobradas pelos professores está o equacionamento das dívidas fiscal e financeira da Ulbra, que beiram os R$ 3 bilhões de reais; remoção de dirigentes comprometidos com a antiga reitoria, integração e representação docente nas instâncias diretivas, eleição direta para cargos de gestão acadêmica, regularidade salarial e transparência administrativa, entre outras reivindicações.