Professores da Urcamp/São Gabriel aprovam resultado de negociação e suspendem greve

A decisão se deveu à aprovação do resultado da negociação ocorrida à tarde, antes da plenária.

Comunicação Sinpro/RS
Urcamp | Publicado em 07/07/2010


Na noite da última terça-feira, 6 de julho, os professores alunos e funcionários da Urcamp do campus São Gabriel decidiram em assembleia geral pelo retorno às aulas já nesta quarta-feira, 7. A decisão se deveu à aprovação do resultado da negociação ocorrida à tarde, antes da plenária.

As tratativas se deram em reunião que contou com a presença de Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS, da reitora Vírginia Bracatto de Brum, do pró-reitor administrativo João Carlos Lunelli, de representantes da comissão de greve e da assessoria jurídica da reitoria e Sindicato. Foram mais de três horas de negociação, intercaladas por consultas e pedidos de informação para se chegar a um consenso. A Universidade não apresentou proposta de regularização salarial, fator que permanece dependente de recursos futuros vinculados às rematrículas do segundo semestre e do vestibular. Porém, foi negociada uma nova direção para o campus, que permanece vaga desde o afastamento do ex-pró-reitor.

Dois dos nomes sugeridos pela comissão de greve foram aceitos pela Reitoria. Conforme o que foi negociado, o novo pró-reitor será o professor Alcides Renato de Andrade, que contará com Francisco Iniolde Marques Gomes também na direção do campus, além de um terceiro nome que deverá ser de consenso entre reitoria e os outros dois indicados. Também ficou garantido que não haverá repasse de recursos do campus para Bagé até que se regularizem os salários de professores e funcionários de São Gabriel.
O resultado da negociação foi submetido à assembleia geral, presidida pelo diretor do Sinpro/RS, Varlei Machado Perez, e a proposta foi aprovada por unanimidade. “O movimento avaliou a mudança de direção no campus como uma vitória, bem como foi considerada satisfatória a destinação dos recursos e o não-repasse de recursos para o campus central”, explica Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.