Professores de Ed.Infantil aprovam proposta da CCT 2012

Convenção Coletiva | Publicado em 03/08/2012

Os professores de Educação Infantil aprovaram em assembleia na noite desta sexta-feira, 3 de agosto, na sede estadual do Sinpro/RS, a proposta para a Convenção Coletiva de Trabalho 2012 negociada entre Sinpro/RS e Sindicreches (Sindicato Patronal). Os professores das escolas exclusivamente de educação infantil terão reajuste de 4.88% (INPC) + 0,62% de aumento real para os pisos maiores de Porto Alegre, interior e horas-aula acima do piso, integralizando 5.5%.e 4.88% (INPC) + 4% para os pisos menores, integralizando 8.88% de reajuste.

A negociação deste ano teve quatro rodadas entre Sinpro/RS e Sindicreches, de maio a julho, e foi marcada pela forte resistência do Sindicato Patronal em conceder melhorias aos professores. Apesar da proposta aprovada prever aumento real, não houve avanço em cláusulas sociais como a reivindicação de unificação das férias em janeiro e fevereiro e o recesso em julho.

“O Sindicato continuará realizando atividades com vistas à contratação de professores para todas as etapas da educação infantil e a valorização dos mesmos. Embora a negociação deste ano tenha contado com manifestações e mobilizações em todo o estado, é preciso uma mudança cultural da sociedade em valorizar essa etapa da educação”, afirma Celso Stefanoski, Diretor do Sinpro/RS.

Outra frente de atuação do Sindicato será a regularização das escolas de educação infantil que funcionam sem autorização e credenciamento dos Conselhos Municipais e/ou Estadual, provocando insegurança e comprometendo a qualidade do atendimento e educação. O Sindicato alerta para que os pais também observem se a escola dos seus filhos funciona de forma regular.