Professores do Instituto Pestalozzi entram em greve

Em protesto aos atrasos salariais de dezembro de 2009 a março de 2010.

Greve | Publicado em 05/05/2010

Em Assembleia na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS, em Canoas, na tarde desta terça-feira, 04/05, os professores do Instituto Pestalozzi decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 06 de maio, em protesto aos atrasos salariais de dezembro de 2009 a março de 2010. Na última assembléia, em 29 de abril, os professores já tinham sinalizado a possibilidade de greve e estabelecido um prazo para a instituição efetivar os pagamentos, o que não ocorreu.

Os professores estarão na instituição durante todo dia 06 de maio (quinta-feira) para dar esclarecimentos à comunidade escolar e à imprensa sobre os motivos da paralisação.

Assembleia de professores – Os professores voltam a se reunir no dia 12 de maio (quarta-feira) em nova assembléia, às 12h, na sede do Sinpro/RS em Canoas (XV de Janeiro, 121/605 – Centro) para avaliação dos rumos do movimento.

Ação da Justiça – O Sinpro/RS ajuizou ação coletiva em nome dos professores para cobrar os salários e as multas correspondentes. No último dia 27 de abril, a Justiça de Canoas determinou que, diante da prestação de contas parcial realizada pela Direção da Escola e da falta de informação da Prefeitura de Canoas quanto ao repasse de bolsas, o processo seja encerrado e solicitou seu encaminhamento ao Ministério Público Federal para “apuração dos crimes em tese de desobediência a ordem judicial, fraude e retenção dolosa de salários”. O processo contempla o pedido de pagamento dos salários até fevereiro de 2010.