Professores e alunos da Uergs realizam passeata em Porto Alegre

A manhã foi marcada por intensa mobilização de mais de 300 professores e estudantes da Uergs,em Porto Alegre.

Uergs | Publicado em 24/03/2010

A manhã da última quarta-feira, 24, foi marcada por intensa mobilização de mais de 300 professores e estudantes da Uergs, em porto Alegre. Os manifestantes realizaram passeata que teve início no prédio que seria destinado à Universidade, na Avenida Farrapos, passando pela sede da Reitoria na Rua 7 de Setembro, e com término em frente ao Palácio Piratini.

Após a manifestação, uma comissão de professores e alunos teve audiência com a mesa diretora da Assembleia Legislativa do RS. Na ocasião, foi relatada a gravidade da situação da Instituição e apresentada um pauta de reivindicações emergencial que prevê a nomeação de professores já concursados e que aguardam ato da governadora, além de um reajuste salarial de 15% além do resíduo inflacionário não-pago ou devido aos docentes nos anos anteriores e que corresponde a 9,92%.

Ao final, ficou agendada para esta quinta-feira, 25, às 11 horas, audiência com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, acompanhado da mesa diretora da Assembleia Legislativa para negociação de uma pauta que viabilize minimamente o funcionamento da Uergs em 2010.

ASSEMBLEIA – Os professores Uergs realizam assembleia na próxima sexta-feira, 26 de março, às 18h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre) para uma avaliação do processo de negociação salarial com o governo do estado. Nesta terça-feira, Sinpro/RS e a Aduergs realizaram a terceira rodada de negociações com o GAE sem que tenha sido apresentada qualquer proposta à categoria. As principais reivindicações dos professores são: reajuste salarial de 10%; manutenção de 15 vales com valor atualizado em 4,77%; reconhecimento dos 4,77% e negociação em maio próximo (INPC do último ano); adicional de 10% para mestres e 15% para doutores enquanto não for aprovado o Plano de Carreira; nomeação dos 21 professores concursados.

O Sindicato ressarcirá as despesas de transporte dos docentes provenientes do interior do estado.

Professor, fique em sintonia com o Sinpro/RS

Direção Colegiada