Professores fazem manifestações nas instituições de ensino por aumento real

De repor apenas a inflação aos salários e manter as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

Escolas | Publicado em 28/03/2011

Boa receptividade de pais e estudantes está marcando o Dia do Aumento Real na Escola, que acontece nos três turnos da segunda, 28 de março, nas instituições do ensino privado em todo o Estado – um dia antes da quarta rodada de negociação do Sinpro/RS com o Sinepe/RS.

Professores e funcionários do ensino privado distribuiram o folheto “Lágrimas de Crocodilo no Ensino Privado”, que faz uma crítica à proposta do sindicato das instituições de ensino (Sinepe/RS) de repor apenas a inflação aos salários e manter as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. Ao apresentar a proposta, o Sindicato das escolas alegou que o setor passa por dificuldades e que não tem como aumentar os salários dos trabalhadores.

O panfleto chama a atenção dos pais e estudantes para o aumento das mensalidades (34% acima da inflação, nos últimos anos, enquanto os salários em 4,8%) e para a conjuntura econômica atual, com crescimento sustentável e maior distribuição de renda. “Por que nunca querem dar aumento para os professores já que não perdem tempo para reajustar as mensalidades?”, indagam.

O Dia do Aumento real na escola busca reforça a reivindicação de 9% de reajuste salarial e integra uma série de manifestações públicas da categoria, realizadas em Porto Alegre e nas principais cidades do interior (São Leopoldo, Santo Ângelo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santa Maria, Passo Fundo).

“É inadmissível a resistência do Sinepe/RS em valorizar o professor, profissional que está na linha de frente do processo educacional”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). “Nos últimos anos, as mensalidades escolares aumentaram 34% acima da inflação e os salários apenas 4,8%”. Até o momento, foram realizadas três reuniões de negociação entre Sinpro/RS e Sinepe/RS (Sindicato Patronal). A próxima rodada será na terça, 29.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
A reivindicação de 9% de reajuste salarial (6,36 do INPC mais aumento real) está sustentada no crescimento da economia do país (7,5% em 2010), com reflexos favoráveis no ensino privado, e as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e a reposição salarial dos professores. São destaques da pauta dos professores ainda a limitação de alunos por turma e a realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao estresse, entre outros.

ASSEMBLEIA GERAL DIA 02/04
O Sinpro/RS realiza no próximo dia 2 de abril, em Porto Alegre, Assembleia Geral de professores para avaliação dos rumos das negociações coletivas com o Sinepe/RS. A Assembleia será às 14h, na Sala Diplomata do Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354) em Porto Alegre.