Professores mobilizados pela valorização da Ed. Infantil

Campanha Salarial | Publicado em 03/06/2012

O Sinpro/RS realizou na manhã deste domingo, 3 de junho, mobilização com caminhada no Parque da Redenção, em Porto Alegre, para reivindicar melhores salários e condições de trabalho os professores das escolas exclusivas de educação infantil privadas em todo o estado. Representantes do sindicato entregaram panfletos informativos, denunciando as condições precárias de trabalho e baixos salários dos professores da educação infantil e a resistência do Sindicato Patronal (Sindicreches) em conceder aumento real.

“Esta caminhada foi uma forma de intensificar a mobilização já iniciada no dia 29 de maio com a entrega de panfletos nas escolas”, destacou Celso Stefanoski, Diretor do Sinpro/RS.

O Sinpro/RS está em plena negociação salarial com o Sindicreches, que está resistente às reivindicações e insiste em desvalorizar o professor, não concedendo reajuste. Duas rodadas de negociação já ocorreram e a terceira, agendada para última sexta-feira, 1/06, foi cancelada pelo Sindicato Patronal.

O sindicato reivindica para os professores: reajuste do salário pelo INPC (4,88%) + 10% de aumento real; férias no período de janeiro ou fevereiro; recesso de sete dias em julho; plano de saúde com participação das escolas (50%), ampliação do adicional por tempo de serviço de 3% para 5% a cada quatro anos e remuneração das reuniões pedagógicas quinzenais.

Audiência Pública – Uma Audiência Pública, solicitada pelo Sinpro/RS, vai ocorrer no dia 19 de junho, às 9h30, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, para debater as questões relativas a educação infantil tais como: melhores salários e condições de trabalho aos professores, formas de contratação e regularização da escolas de educação infantil. Estão convidados a participar representantes do Sindicreches, Conselho Estadual de Educação e Conselho Municipal de Educação.