Professores reafirmam reivindicação por aumento real

os professores apresentaram os indicadores da conjuntura econômica gaúcha e brasileira que fundamentam a reivindicação de aumento real de 3% e reafirmaram a expectativa de avanços na CCT 2012.

Comunicação Sinpro/RS
Negociação salarial | Publicado em 13/03/2012


Na primeira rodada de negociação salarial do ensino privado, realizada na tarde desta terça-feira, 13 de março, em Porto Alegre, os professores apresentaram os indicadores da conjuntura econômica gaúcha e brasileira que fundamentam a reivindicação de aumento real de 3% e reafirmaram a expectativa de avanços na Convenção Coletiva de Trabalho 2012.

A negociação deste ano inaugurou uma nova dinâmica com a instituição de duas câmaras, uma para tratar das questões da Educação Básica e outra da Educação Superior, de formar a permitir aprofundamento do debate a partir da realidade de trabalho desenvolvido pelos docentes em cada nível.

Dentre os indicadores apresentados, o crescimento de 1,68% no número de alunos da Educação Superior e de 2,80% na Educação Básica; o crescimento de 2,7% do PIB nacional e de 5,7% no PIB do Rio Grande do Sul em 2011; e a expressiva diferença entre o reajuste das anuidades escolares e os reajustes salariais. Os dados, sistematizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que, somente neste ano, o reajuste médio das anuidades ficou 50% acima da inflação medida pelo INPC e mais de 150% se comparado ao IGPM.

Nas duas câmaras, os professores refutaram qualquer tentativa que represente retrocesso na atual Convenção Coletiva de Trabalho.

Nova rodada de negociação será realizada no dia 20, próxima terça, quando os representantes patronais se posicionarão diante da pauta de reivindicações que traz, além do aumento real, limite de alunos por turma, reajuste dos pisos, atividade extraclasse e preservação da saúde dos professores.

MOBILIZAÇÃO
Amanhã e quinta, 14 e 15, professores e funcionários farão uma intensa mobilização nas instituições de ensino em todo o Estado informando pais e estudantes sobre a campanha salarial Tem algo errado no ensino privado. A campanha salarial é conjunta e alerta para a contradição entre o crescimento do ensino privado e o baixo investimento em seus trabalhadores.

CAMPANHA SALARIAL NA INTERNET
A campanha salarial dos professores também pode ser acompanhada na internet.
O BLOG www.deolhonoensinoprivado.org.br é a central de conteúdos; a página do Sinpro/RS no Facebook e o Twitter @SinproRS compartilha conteúdos e abre espaço para o debate. O site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br) publica informações atualizadas, materiais da campanha e acesso às redes sociais.

O ensino privado gaúcho conta com mais de 33 mil professores e 11 mil funcionários, que atuam em 2.500 instituições.