Redações com nota máxima no Enem têm erros como “enchergar” e “trousse”

As "melhores" redações do Enem têm erros de ortografia, concordância verbal, acentuação e pontuação.

Comunicação Sinpro/RS
Enem | Publicado em 18/03/2013


Redações que receberam nota máxima na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) tinham erros de ortografia, como “rasoavel”, “enchergar” e “trousse”, informou o jornal carioca “O Globo”. As “melhores” redações do Enem têm erros de ortografia, concordância verbal, acentuação e pontuação.

O jornal recebeu cerca de 30 textos enviados por candidatos que receberam nota 1.000, comprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter pontuação máxima, os candidatos deveriam, de acordo com o “Guia do participante: a redação no Enem 2012”, atender plenamente a cinco competências, inclusive “domínio da norma padrão da língua escrita”. Pelo manual do MEC, desvios gramaticais mais graves, como ausência de concordância verbal, deveriam excluir a redação da pontuação máxima.

Em uma das redações analisadas, o candidato erra duas vezes a concordância. Escreve, por exemplo, “essas providências, no entanto, não deve (sic) ser expulsão”. O estudante conjuga ainda o verbo haver, no sentido de existir, no plural: “É fundamental que hajam (sic) debates”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou ao jornal carioca que uma redação nota máxima pode apresentar alguns desvios nas competências avaliadas. Segundo a nota enviada ao jornal “O Globo”, “um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa”.

Com informações de Uol.