Reforma do Estatuto e Regimento Interno da Ulbra

A participação decorreu de convite,através de contato telefônico,do presidente da Comissão e ensejou a comunicação do posicionamento do Sindicato sobre o assunto

Ulbra | Publicado em 14/10/2009

No último dia 07/10, os dirigentes do Sinpro/RS compareceram à reunião da Comissão de Revisão do Estatuto e Regimento Interno da Ulbra.

A participação decorreu de convite, através de contato telefônico, do presidente da Comissão e ensejou a comunicação do posicionamento do Sindicato sobre o assunto, discutido e definido com a Comissão Representativa de Professores da Ulbra.

Manifestaram os dirigentes do Sinpro/RS que não participarão da Comissão, uma vez que a reforma estatutária e regimental integra a Proposta para Reestruturação Política, Administrativa e Acadêmica da Ulbra, aprovada em Assembleia Geral em 16/05/2009, na seguinte formulação:

(…)
9. Elaboração, com participação de todos os segmentos da comunidade universitária, de um novo estatuto e de um novo regimento interno, priorizando a constituição de forma democrática das instâncias de gestão acadêmica, das relações intrainstitucionais e enfatizando a eletividade dos cargos de direção e coordenação.
(…)

Foi informado ainda que a participação dos professores na discussão e reformulação do Estatuto e Regimento da Ulbra constitui um dos assuntos da solicitação de reunião com o Sr. Reitor da instituição em ofício de 21 de setembro, sem resposta até o presente momento.

Os dirigentes do Sinpro/RS consideraram frustrante a perda de oportunidade para um envolvimento mais amplo e representativo dos professores nesta discussão, especialmente considerando a profunda crise que ainda marca a instituição e as suas perspectivas.

Apesar das divergências, o Sinpro/RS informou que a Comissão Representativa de Professores da Ulbra e o Sindicato encaminharão à Comissão, nomeada pela Reitoria, as propostas para o novo Estatuto e Regimento da instituição, em conformidade com as reivindicações definidas nas assembleias de professores da Ulbra durante o processo de mobilização.