Roda de Conversas – Autoridade do professor foi tema de primeiro debate

Participaram professores, advogados, psicólogos e psicanalistas, que expuseram e discutiram situações de violência física, moral, verbal e psicológica sofridas na escola.

Comunicação Sinpro/RS
Roda de Conversas | Publicado em 06/10/2010


Foi realizado na noite de terça-feira, 05 de outubro, o primeiro Roda de Conversas, projeto do Núcleo de Apoio aos Professores Contra a Violência (NAP), do Sinpro/RS, que tem como objetivo constituir um espaço permanente para o debate sobre situações de violência no ambiente escolar. Participaram professores, advogados, psicólogos e psicanalistas, que expuseram e discutiram situações de violência física, moral, verbal e psicológica sofridas na escola.

A Diretora do Sinpro/RS e Coordenadora do NAP, Cecília Farias, apresentou os temas mais recorrentes trazidos pelos professores e atendidos pelo NAP nos últimos dois meses, entre os quais, discriminação a grávidas, tratamento desrespeitoso por alunos, falta de apoio da direção da escola, agressões pela internet, assédio moral, perseguição, difamação, entre outros.

Neste primeiro encontro, o debate girou em torno da perda de autoridade que o professor vem sofrendo ao longo dos anos e da formas de enfrentamento dessa desvalorização do conhecimento. “A autoridade docente vem sendo rapidamente deslocada”, afirmou Roseli Olabarriaga Cabistani, psicanalista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), parceira do projeto Roda de Conversas. No entanto, Roseli questionou se é apenas o professor que está desautorizado ou “nós é que vivemos em um tempo de falta de autoridade?”. Para a psicanalista, este é um dos sintomas de que algo não vai bem na educação.

A influência da família nesse processo e a atuação das direções escolares também foram temas abordados. Cecília destacou que o projeto do NAP pretende evoluir do seu atual status de espaço de acolhimento e orientação jurídica ao professor para atividades preventivas e de intervenção nessa realidade. “Percebemos que o professor só nos procura quando está no seu limite máximo. Queremos mudar isso”, ressaltou.

O projeto Roda de Conversas realizará novo debate no mês de novembro, em data a ser divulgada. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados no tema violência na escola.