Saint Exupèry – Sinpro/RS busca direitos dos professores na Justiça do Trabalho

Os professores entrarão com ações na Justiça do Trabalho por intermédio dos advogados do Sindicato na próxima semana requerendo o pagamento das verbas rescisórias,FGTS e salário de abril

Professores | Publicado em 11/05/2011

Em reunião no final da tarde desta quarta-feira, 11 de maio, com o Sinpro/RS, os professores do Colégio Saint Exupéry, na zona sul, foram orientados sobre o encerramento das atividades da escola. Os professores entrarão com ações na Justiça do Trabalho por intermédio dos advogados do Sindicato na próxima semana requerendo o pagamento das verbas rescisórias, FGTS e salário de abril dos cerca de 25 docentes. A Escola anunciou o encerramento de suas atividades na última segunda-feira, 9.

“O Sindicato lamenta o fechamento e o objetivo agora é que os professores possam receber seus direitos trabalhistas, visto que a escola não depositava regularmente FGTS e INSS”, afirma Glória Bittencourt, diretora do Sinpro/RS. Uma possível venda da escola, cogitada durante o dia de hoje, não se concretizou.

A instituição há mais de cinco anos praticava diversas irregularidades que vinham sendo denunciadas pelo Sinpro/RS ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e ao Conselho Estadual de Educação (Ceed/RS). As dividas trabalhistas somam meio milhão de reais.

A escola funcionava em um prédio alugado que por falta de pagamento é alvo de ação de despejo. Das oito ações trabalhistas coletivas oriundas de denúncias do Sinpro/RS, cinco estão em execução, sem que existam recursos ou patrimônio dos gestores para liquidação. O diretor da escola, Roberto Benjamin do Canto, tem paradeiro desconhecido.