Salários, eleições na Instituição e recredenciamento da Universidade foram temas de reunião entre a Direção do Sinpro/RS e reitoria da Urcamp

Urcamp | Publicado em 27/09/2010

Na última quinta-feira, 23 de setembro, a Direção do Sinpro/RS esteve reunida com a Reitoria da Urcamp, em Bagé. Na pauta, a situação salarial e suas perspectivas; as eleições para a Reitoria e o recredenciamento da Universidade, entre outros assuntos.

No início da reunião, a reitora Virgínia Brancato de Brum fez uma exposição sobre a decisão de convocar eleições, alegando tratar-se de uma definição pessoal e apresentou o calendário eleitoral a ser submetido ao Conselho Universitário. O pró-reitor administrativo João Paulo Lunelli fez uma exposição sobre a situação do número de alunos na instituição, bem como sobre o estágio de implementação dos Proesc (II, III e IV). Segundo ele, a Urcamp tem neste segundo semestre de 2010, 6.530 alunos, dos quais 4.786 são pagantes. Informou também que a Urcamp recebe R$ 223 mil do Proesc II, o que é insuficiente para integralizar a parcela mensal do acordo com a Caixa Econômica Federal referente ao FGTS devido. Referiu ainda que os Proesc III e IV estão na expectativa das adesões das prefeituras municipais da região. O pró-reitor administrativo e a reitora referiram também à busca de um empréstimo do Banrisul, viável, segundo eles, pelo equacionamento de passivos anteriores com o objetivo de atenuar os débitos salariais.

ENXUGAMENTO – Os representantes do Sinpro/RS, face às informações e às perspectivas pouco animadoras voltaram a sugerir a necessidade de enxugamento de custos, revendo salários e as condições contratuais de funções e pessoas nas atividades administrativas da Instituição além da necessidade de rever a própria manutenção da condição de Universidade.

ACORDO – Foi abordada também na reunião a renovação do Acordo Coletivo, tendo o professor Lunelli destacado a necessidade de revisão das multas, bem como os débitos da Urcamp com o Sinpro/RS, referentes às mensalidades, à contribuição assistencial e ao imposto sindical que já somam R$ 520 mil.

BAGÉ – Ao final da tarde do dia 23, o Sinpro/RS reuniu-se com um grupo de professores em Bagé, ocasião em que, após o relato sobre a reunião da manhã, foi constituída comissão para análise dos relatórios de funcionários e professores entregue pela reitoria. Nas avaliações preliminares já foi destacada a existência de muita carga horária ociosa, tanto em Bagé quanto nos demais campi. O Sinpro/RS editará boletim Período Livre (Especial Urcamp) com os resultados das avaliações com vistas ao processo eleitoral que acontecerá em outubro e novembro.

CAÇAPAVA DO SUL – À noite, o Sinpro/RS realizou visita ao campus de Caçapava do Sul, ocasião em que, após relato da reunião com a Reitoria foi discutida a situação salarial do Campus, atualmente a segunda pior da Urcamp, com 3,6 salários em atraso, perdendo apenas para São Gabriel. O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, informou que está empenhado na realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para a discussão da situação dramática vivenciada pelos professores da Urcamp nesta cidade.