Salários – Reunião com a Reitoria

Ensino superior | Publicado em 05/06/2009

Na tarde desta sexta-feira, o representante da Ulbra, Jonas Dietrich, informou ao Sinpro/RS que não será possível efetuar o pagamento dos salários de maio nesta data aos professores. Segundo ele, não foi possível agilizar na Caixa Econômica Federal a compensação dos cheques dados em pagamento na venda do terreno no leilão da última quarta-feria. Assegurou, no entanto, que está garantida a totalidade dos recursos para a realização do pagamento, no início da próxima semana, do salário de maio aos professores e demais trabalhadores da instituição.

Leilão – Os próximos dias serão de expectativas com relação ao leilão do lote de terrenos penhorados na execução do Acordo da Ulbra com o Sinpro/RS. O leilão está previsto para a próxima segunda-feira, 8/6, às 10h.

Pelo novo edital, definido a partir da decisão dos professores no dia 16/5, foi reavaliado o valor dos imóveis e estabelecido um valor mínimo para o arremate, além do estabelecimento de data única para a realização do leilão.

Trata-se de operação de grande vulto com uma ampla gama de interesses envolvidos, seja no âmbito do mercado imobiliário, do poder público municipal, bem como dos diversos credores da Celsp/Ulbra.

Os últimos dias têm sido marcados por uma intensa movimentação dos diversos segmentos interessados, o que se expressou na redefinição da comissão do leiloeiro e especialmente na intenção manifesta da União de habilitar-se aos valores excedentes à execução do Acordo.

O Sinpro/RS vem acompanhando o assunto e ajuizou, nesta sexta-feira, Ação Cautelar buscando garantir o cumprimento do Acordo Judicial com a Ulbra, de destinação integral do excedente ao pagamento de salários.

Reunião com a Reitoria – Está marcada para a próxima terça-feira, 9, às 10h30min, a reunião do Sinpro/RS e membros da Comissão de Professores com o Reitor da Ulbra.

A reunião foi solicitada pelo Sinpro/RS logo após o II Encontro Estadual e a Assembleia de Professores, realizados no dia 16 de maio. Juntamente com o pedido de reunião foram encaminhadas à Reitoria as Resoluções aprovadas pelos professores que constituem, portanto, a pauta do encontro da próxima terça-feira.