Santa Maria – Professores fazem manifestação por aumento real de salário no Calçadão

Professores | Publicado em 18/03/2011

Os professores e os técnicos administrativos do ensino privado da Região de Santa Maria se integram à mobilização estadual da categoria por aumento real. A partir das 10h deste sábado, 19, realizarão uma manifestação no Calçadão, com distribuição dos materiais da campanha “Aumento Real Dá Sim!” à comunidade. Participam da atividade professores da Educação Básica e da Educação Superior de toda a Região. A atividade é coordenada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

No sábado passado, 12, em Porto Alegre, mais de 800 docentes e funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul participaram do Ato Estadual de Lançamento da Campanha Salarial 2011, quando reafirmaram a reivindicação de reajuste salarial de 9% – índice composto pela inflação do período (6,36%) mais aumento real – e definiram uma agenda estadual de mobilização. Já estão confirmados atos em Passo Fundo, Lajeado, Santa Cruz, Santo Ângelo, Ijuí e Bento Gonçalves. Na capital, está agendada para este domingo, 20, uma grande caminhada no Brique da Redenção.

DIA DO AUMENTO REAL NA ESCOLA
A segunda-feira, 28 de março, foi indicada pelas categorias como o Dia do Aumento Real na Escola. Na data, professores e funcionários farão uma manifestação nas instituições de ensino em todo o Estado.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
A reivindicação por aumento real das categorias está sustentada no crescimento da economia do país (7,5% em 2010), com reflexos favoráveis no ensino privado, e as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e a reposição salarial dos professores.

São destaques da pauta dos professores ainda a limitação de alunos por turma e a realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao estresse, entre outros.

RODADA DE NEGOCIAÇÃO
As negociações com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) iniciaram no dia 1º. O próximo encontro será na próxima terça-feira, 22, em Porto Alegre.