Sindicato encerra Semana da Consciência Profissional

Semana da Consciência Profissional | Publicado em 22/10/2012

O Sinpro/RS encerrou na manhã deste sábado, 20 de outubro, a Semana da Consciência Profissional com um painel sobre a retomada do protagonismo docente. Iniciada em 15 de outubro, a Semana da Consciência foi promovida em todo o estado e buscou ouvir os professores sobre a sua condição profissional a partir de temas como salário; saúde; excesso de alunos por turma; excesso de trabalho extraclasse e violência.

“Ao longo dessa Semana o Sindicato intensificou sua presença nas instituições de ensino, promovendo espaços em que os professores falaram e refletiram esses cinco temas. Existe uma desvalorização do professor pela sociedade, do tamanho do papel que ele desenvolve, mas é o professor o verdadeiro protagonista no processo ensino-aprendizagem”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Nas próximas semanas a direção do Sindicato vai sistematizar as manifestações e debates realizados pelos professores na Semana da Consciência Profissional e definir as políticas para o enfrentando dos problemas apontados e a continuidade da luta em defesa dos interesses da categoria.

PAINEL: Profissão-Professor – retomando o protagonismo docente

Carmen Lucia Bezerra Machado, socióloga e pós-doutora em Educação da UFRGS, problematizou a realidade encontrada pelos educadores no dia a dia de trabalho. ”O professor se depara com situações que não fazem parte do seu trabalho, mas fazem parte da realidade da escola e de seu entorno. E estas são as situações que desafiam o trabalho docente”, avaliou.

O Doutor em Filosofia, Luciano Marques de Jesus, promoveu uma reflexão com o público sobre cinco pilares da vida, que ele chama de balanço vital. Cada participante escreveu suas metas pessoais para saúde, trabalho, finanças, relacionamento e espiritualidade. Segundo ele, essa é uma técnica que pode ser feita por todos e as metas devem ser objetivas, concretas, realizáveis, escritas de forma positiva e, principalmente, datar essa metas para que não fiquem apenas na esfera do sonho.