Sindicato esclarece o feriado do Dia do Professor

Dia do Professor | Publicado em 29/09/2014

O Sinpro/RS, em resposta a questionamentos quanto ao Dia do Professor, destaca que neste ano a comemoração ocorrerá no próprio dia 15 de outubro, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho – CCT Sinpro/RS e Sinepe/RS.

Na negociação coletiva realizada em março e abril, a comissão patronal do Sinepe/RS, estranhamente, não concordou com a antecipação do feriado, conforme proposto pelo Sinpro/RS. Foi a intransigência patronal que quebrou a tradição de deslocamento da comemoração do dia do professor para o inicio ou final da semana.

O Sindicato destaca que a comemoração de feriados é assunto que deve estar estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho, pois muitos professores são empregados em mais de uma instituição no ensino privado e/ou vinculado ao ensino público. Somente a definição por CCT pode evitar que o desencontro de calendários das instituições prive alguns professores do benefício do feriado.