Sindicatos retomam negociação nesta terça-feira, 9

Educação | Publicado em 08/04/2013

Depois de uma semana sem reunião de negociação, o Sinpro/RS e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) retomam os encontros nesta terça-feira, 9. A reunião será às 14h30min, na sede do Sinepe (Av. Borges de Medeiros, 308, 18° andar), em Porto Alegre.

As negociações estão acontecendo desde o dia 5 de março, em câmaras distintas: educação básica e educação superior. Na pauta de reivindicações estão: reposição do INPC + 3% de aumento real de salário, limitação do número de alunos por turma, limitação e remuneração do trabalho extraclasse, preservação do direito ao descanso, entre outros.

Mobilização
Até o momento, não houve avanços na negociação e os professores mantêm a mobilização em todo o estado. Nesta semana, ocorrem manifestações em várias instituições de ensino na capital e no interior. Os professores denunciam as contradições entre os argumentos patronais e a realidade do ensino privado. “Eles invocam o risco de comprometer a sustentabilidade do setor”, conta Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “O ensino privado, no entanto, vive um de seus melhores momentos. Cresce o número de alunos, o reajuste das mensalidades ficou bem acima da inflação, diminui a participação da folha de pagamento nos custos e as políticas públicas do governo federal oferecem estabilidade para o setor”.