Sinpro/RS denuncia excesso de alunos por turma

Limite de Alunos por Turma | Publicado em 23/11/2011

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS está informando pais, alunos e comunidade gaúcha sobre o excesso de alunos por turma praticado por algumas instituições de educação básica e educação superior no estado. Diretores do Sindicato estão entregando folheto que alerta para a importância de também considerar o limite de alunos por turma na hora de decidir a matrícula. “Aceitar que se coloque um número inadequado de alunos em sala de aula é abrir mão de um ensino de qualidade”, destacam.

Há dois anos consecutivos, o Sinpro/RS realiza levantamentos junto às instituições para identificar turmas com número de alunos acima dos parâmetros reivindicados ao sindicato patronal (Sinepe) e criou o site www.limitedealunosporturma.com.br para debater com a sociedade esta realidade.

O último levantamento, feito em agosto deste ano, apresenta 90 escolas de educação básica e 14 instituições de ensino superior que contam com turmas com excesso de alunos. A lista completa pode ser acessada no site.

Segundo a direção do Sinpro/RS, a denúncia deste problema tem garantido a sensibilização maior não só de pais e estudantes, mas também de algumas instituições de ensino. “Mesmo com a indisposição do Sinepe/RS de regulamentar a limitação na Convenção Coletiva de Trabalho, direções de escolas e universidades têm se mostrado atentas ao problema, principalmente pela exposição pública do tema”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. No ano passado, a rede de colégios Unificado firmou, em Acordo Coletivo com o Sindicato, a limitação de alunos no Ensino Médio, nos parâmetros reivindicados pelo Sinpro/RS, para os anos 2011 e 2012

O Sinpro/RS reivindica a limitação do número de estudantes por turma nas negociações coletivas com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) nos parâmetros abaixo:

EDUCAÇÃO BÁSICA
• Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 anos: 20 alunos.
• Ensino fundamental
Séries iniciais: 1ª à 4ª série/1º a 5º ano: 25 alunos;
Séries finais: 5ª à 8ª série/6º a 9º ano: 35 alunos.
• Ensino médio: 40 alunos.
EDUCAÇÃO SUPERIOR: 50 alunos