Sinpro/RS rejeita contraproposta apresentada pelo Sinepe nesta terça, 22

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 22/03/2011

A direção do Sinpro/RS rejeitou a contraproposta do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS), apresentada na reunião desta terça, 22, de reposição da inflação aos salários e da manutenção das demais cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. Os professores reivindicam 9% de reajuste, a limitação do número de alunos por turma, o pagamento do trabalho extraclasse, entre outras. A reunião terminou sem consenso. Novo encontro está previsto para a próxima terça-feira, 29.

O Sindicato patronal justificou a contraproposta com o resultado de uma coleta de dados que realizou junto a 197 instituições, e que apontou aumento da inadimplência e do número de alunos não pagantes por conta do Prouni e da nova Lei da Filantropia.

“Há mais de 15 anos o Sinepe/RS repete o mesmo discurso, independente da conjuntura”, destaca o professor Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Apesar das evidências de crescimento sustentável da economia brasileira (PIB de 7,5% em 2010) e gaúcha, o Sinepe/RS, mais uma vez, invoca crise no ensino privado gaúcho para não dar aumento real de salários aos professores”.

MOBILIZAÇÃO – Os professores estão realizando uma série de manifestações em todo o Estado por aumento real de salários. Na segunda-feira, 28, farão o Dia do Aumento real na Escola, data em que instalarão a Campanha Salarial em todas as instituições do ensino privado do RS.