Sinpro/RS representa professores do Sistema S

nem sempre consideram os profissionais docentes em atividade nas suas escolas como professores.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino | Publicado em 05/11/2008


As escolas mantidas pelos principais segmentos do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) – ao mesmo tempo em que se apresentam como referenciais de qualidade na Educação, nem sempre consideram os profissionais docentes em atividade nas suas escolas como professores.

Especialmente na Educação Profissional onde, valendo-se da frágil regulamentação dos sistemas estaduais e federal de ensino, da baixa exigência no que se refere à habilitação dos docentes e da falta de fiscalização quanto à contratualidade dos profissionais em atividade nessa modalidade de ensino, o Senai e o Senac continuam enquadrando seus docentes como instrutores, monitores ou prestadores de serviços e não como professores. Com isso, subestimam a legislação educacional e tentam retirar esses profissionais da categoria diferenciada de professores, estabelecida pela CLT, e da representação do Sinpro/RS. A nova realidade normativa estabelecida pela LDBEN, a partir de 1996, para a Educação Profissional, considera esses profissionais como professores, independentemente da denominação que possam ter nessa ou naquela instituição.

O Sinpro/RS vem insistindo no diálogo e na negociação efetiva com as instituições do Sistema S com o objetivo de retomar a prática dos acordos e convenções coletivas que contemplem também a realidade dos professores em atividade em todos os níveis de ensino do Sistema S.