Sinpro/RS reuniu com direção de escolas de Educação Infantil em Rio Grande

A intenção foi relatar o processo de negociação,concluído em junho,entre o Sinpro/RS e o Sindicreches visando à CCT 2011,que rege a relação trabalhista dos docentes,e trata sobre implementação desta.

Educação infantil | Publicado em 19/07/2011

Representantes da direção do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (sinpro/RS), de Porto Alegre, e da Regional Rio Grande, reuniram-se na manhã de ontem, 18 de julho, em Rio Grande, com as direções das escolas de Educação Infantil da cidade. A intenção foi relatar o processo de negociação, concluído em junho, entre o Sinpro/RS e o Sindicato das Escolas de Educação Infantil (Sindicreches) visando à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2011, que rege a relação trabalhista dos docentes, e trata sobre a implementação desta.

Conforme Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS, e Ivo Mota, diretor da Regional Rio Grande, a CCT 2011 da Educação Infantil estabelece a reposição salarial pelo INPC do período (6,30%), com aumento real diferenciado, contemplando 0,57% no piso maior de Porto Alegre e interior e 1,14% nos demais pisos, além de manutenção das cláusulas sociais da última Convenção Coletiva. O reajuste é retroativo a maio, data base da categoria.

Outro assunto discutido no encontro foi a regularização das escolas de Educação Infantil. Ivo Mota diz que o Sinpro/RS está preocupado com o elevado número de escolas infantis existente em Rio Grande. Ao todo são 60, enquanto o Conselho Municipal de Educação, que autoriza o funcionamento destes estabelecimentos, só concedeu permissão para 11. As outras estão atuando irregularmente.

Também foi abordada a obrigatoriedade da contratação de professores para esta etapa da educação, conforme a legislação educacional. Apesar de terem formação, muitos são contratados como monitores e recreacionistas e por isso recebem salários mais baixos do que o estabelecido aos profissionais do ensino. Eles observam que a escola de Educação Infantil é a primeira etapa do ensino e precisa valorizar a qualificação docente.

Na parte da tarde, os representantes do Sinpro/RS visitaram várias dessas escolas, pois nem todas estiveram representadas na reunião. O objetivo foi repassar as informações dadas no encontro, buscando a regularização delas e o cumprimento da Convenção Coletiva.