Sinpro/RS e Sindepars se reúnem para discutir CCT 2013

Convenção Coletiva | Publicado em 11/01/2013

A direção do Sinpro/RS e representantes do Sindepars estiveram em reunião, na quinta-feira, 10, para negociação salarial com vistas à celebração da Convenção Coletiva de Trabalho 2013 dos professores do Sesi e Senai.

Foram acordados no encontro itens como aumento de 10% nos pisos dos professores da Educação Básica (Ed. Infantil, Fundamental, Médio e Ed. Profissional); aumento de 7,2% no piso da Educação Superior; acréscimo de 8,2% no vale-refeição. Reajuste para R$ 182,24 para o reembolso creche, estendido para filhos de até 4 anos de idade (48 meses); feriado do Dia do Professor no dia 14 de outubro e negociação do Plano de Carreira Docente da Fatec/Senai no início do período letivo de 2013.

Ainda na reunião, o Sinpro/RS reiterou a importância de que o aumento salarial para os professores que ganham acima do piso, seja pelo menos de 7,2% – efetivando, assim, 1% de ganho real (o INPC do período ficou em 6,2%). O Sindicato ressalta que este aumento salarial incidirá sobre a base dos salários de julho de 2012, onde já houve um acréscimo de 0,96% para os professores da Educação Básica. Com isso, o aumento real poderá ultrapassar os 2% na negociação, visto que este não será compensado no aumento da data-base, que é 1º de janeiro.

O Sindicato Patronal deverá retornar ainda, nos próximos dias, sobre as seguintes reivindicações: pagamento de Adicional por Aprimoramento Acadêmico aos professores que tenham pós-graduação (5% para especialização, 10% para mestrado e 15% para doutorado); desconto para dependentes nas mensalidades dos cursos das instituições (não somente nas matrículas) e indisponibilidade no recesso escolar entre os dias 20 e 28 de julho de 2013.