Sinpro/RS e Sindepars têm primeira rodada de negociação

O encontro visa a celebração da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores do Sesi e Senai.

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Sindepars | Publicado em 10/01/2014


A direção do Sinpro/RS e representantes do Sindepars estiveram reunidos nesta quarta-feira, 8, para o início da negociação salarial 2014. O encontro visa a celebração da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores do Sesi e Senai.

Na pauta da reunião o pedido de reposição do INPC, mais 50% deste índice como aumento real, sobre os pisos dos professores da Educação Básica (Ed. Infantil, Fundamental, Médio e Ed. Profissional) e Educação Superior. Acréscimo no vale-refeição, reajuste para o reembolso creche, feriado do Dia do Professor no dia 13 de outubro, negociação do Plano de Carreira Docente da Fatec/Senai no início do período letivo de 2014, além da destinação de, pelo menos, 30% da carga horária semanal contratada para o desempenho de atividades relacionadas à escrituração escolar, avaliação, planejamento e trabalhos on-line.

Também foram tratados o pagamento de Adicional por Aprimoramento Acadêmico aos professores da Educação Básica que tenham pós-graduação (5% para especialização, 10% para mestrado e 15% para doutorado); desconto para dependentes nas mensalidades dos cursos das instituições (não somente nas matrículas), indisponibilidade dos professores no dia 03 de março, bem como no recesso escolar, entre os dias 21 e 31 de julho de 2014, e abono de faltas para o comparecimento dos professores às assembleias da categoria.

A direção do Sinpro/RS ainda cobrou o cumprimento da Convenção Coletiva 2013 no tocante ao pagamento de horas extras dos professores que participam dos cursos de capacitação realizados pela instituição, além de melhorias nas condições de trabalho em alguns CATs e restrição apenas às funções docentes, para que não haja a realização, por parte do professor, de atividades técnico administrativas, como vem acontecendo. A negociação será retomada em 22 de janeiro quando o Sindicato patronal retornará sobre as reivindicações dos professores.