Sinpro/RS solicita que o MPT reenvie a Notificação Recomendatória sobre o trabalho extraclasse às instituições

MPT | Publicado em 28/10/2013

Na sexta-feira, 18, os diretores do Sinpro/RS, Marcos Fuhr e Cassio Bessa, apresentaram ao procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rogério Uzun Fleischmann, materiais das campanhas Semana da Consciência Profissional, realizada pelo Sindicato de 15 a 18 de outubro, e Domingo de Greve Nacional, lançado pela Confederação dos Trabalhadores (Contee). Na reunião, o Sindicato solicitou o reencaminhamento da Notificação Recomendatória, sobre o excesso de trabalho extraclasse dos professores, às instituições.

“As campanhas são uma via de enfrentamento do problema da atividade extraclasse realizada fora da carga horária contratada dos professores, comprometendo o direito legal ao lazer e ao descanso”, destacou Marcos Fuhr. Segundo Cássio Bessa, que também é dirigente da Contee, o excesso de trabalho extraclasse é o principal problema dos professores do ensino privado de todo o país.

No ano passado, após denúncia do Sinpro/RS sobre o descumprimento pelas instituições de ensino do direito ao descanso dos professores, o MPT encaminhou Notificação Recomendatória para as instituições de ensino de todo o Estado com seis itens que devem ser observados para a preservação do direito ao descanso do professor.