Solução Cooperativa ainda sem salário de junho

Os professores realizam paralisação entre os dias 23 de junho a 09 de julho devido aos atrasos salariais.

Comunicação Sinpro/RS
Solução Cooperativa | Publicado em 14/07/2010


Os professores da Solução Cooperativa, instituição que executa o Projovem Urbano RS no Vale dos Sinos e Vale do Paranhana, ainda não receberam o salário de junho, apesar de terem retornado as atividades no último dia 12 de julho. Os professores realizam paralisação entre os dias 23 de junho a 09 de julho devido aos atrasos salariais. No entanto, no dia 9 de julho, em reunião na Justiça do Trabalho, o Estado (Secretaria de Educação) se comprometeu a repassar os recursos correspondentes para a Cooperativa Solução.

O Sinpro/RS vem trabalhando para a liberação do pagamento de junho dos professores. Após inúmeras promessas da Secretaria Estadual de Educação e apesar da decisão judicial que obriga o repasse dos valores, até esta quarta-feira não houve o pagamento do montante necessário para que a Solução Cooperativa cumpra a decisão. A expectativa é de que o repasse seja feito nesta quinta-feira, 15/07.

“O Sindicato buscará judicialmente a responsabilização dos agentes públicos que estão motivando o não pagamento dos professores. Acreditamos que está faltando seriedade no tratamento desta questão por parte do Estado. Muitas já foram as reuniões e tratativas no intuito de achar uma solução”, afirma Amarildo Cenci, Diretor do Sinpro/RS.

120 professores serão demitidos

Em audiência com o Sinpro/RS, a Secretaria de Educação informou que em função da redução do número de alunos haverá uma redução de mais de 50% no número de professores. Cerca de 120 professores serão demitidos. A decisão também foi tomada em decorrência da visita da Coordenação Nacional do ProJovem, que esteve reunida durante a semana com a SEC, após denúncia feita pelo Sinpro/RS.