Trabalho extraclasse é pauta na Câmara Federal em audiência pública sobre Plano Nacional de Educação em Brasília

A audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília, abordará a destinação de parte da carga horária do professor para atividades extraclasse.

PNE | Publicado em 18/10/2011

Audiência pública, da Comissão Especial que acompanha o PL 8035, que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE), marcada para esta quarta-feira, 19/10, às 15h, na Câmara dos Deputados, em Brasília, abordará a destinação de parte da carga horária do professor para atividades extraclasse.

O professor Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) apresentará a realidade do excesso de trabalho extraclasse realizado pelos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul fora da carga horária contratada e sem remuneração, bem como pesquisa que aponta o impacto desta demanda na saúde dos professores. Estarão presentes também os professores Marcos Fuhr e Amarildo Cenci, dirigentes dos Sinpro/RS.

A limitação e a remuneração do trabalho extraclasse estão na pauta de reivindicações do Sinpro/RS ao Sinepe/RS. Em setembro, o Sinpro/RS realizou uma ampla campanha para denunciar esta realidade à opinião pública, ganhando repercussão nacional. A campanha convocou os professores para o Domingo de Greve, no dia 2 de outubro, em protesto ao excesso de trabalho imposto pelas instituições fora da carga horária contratada.