UERGS – Professores protestaram pela posse da nova reitoria

Os docentes reivindicam,principalmente,a posse da nova reitoria eleita em julho,bem como a nomeação dos docentes concursados,a implantação de um Plano de Carreira dos técnicos e docentes

Comunicação Sinpro/RS
UERGS | Publicado em 09/09/2010


Cerca de 200 pessoas entre professores, alunos e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS fizeram na manhã desta quinta-feira, 9 de setembro, um ato público em frente ao Palácio Piratini, no centro de Porto Alegre, com caminhada até a reitoria da Universidade. Os docentes reivindicam, principalmente, a posse da nova reitoria eleita em julho, bem como a nomeação dos docentes concursados, a implantação de um Plano de Carreira dos técnicos e docentes, o reajuste salarial de 4,77% de acordo com o INPC e o vestibular de 2011.

Pela tarde, representantes do Sinpro/RS, Aduergs e DCE fizeram uma vigília em frente a Casa Civil e foram recebidos pelo chefe de gabinete, que ouviu as reivindicações e se comprometeu a levá-las ao Chefe da Casa Civil e à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para agilizar os encaminhamentos. Colaboraram com apoio ao movimento os deputados Adão Villaverde e Raul Pont e a vereadora Sofia Cavedon.

“O ato de hoje mostrou a força da Uergs. Lamentamos apenas ter que dispensar tanta energia em temas básicos para funcionamento da Universidade”, destacou Fernando Guaragna, professor e reitor eleito.

A Uergs teve sua primeira eleição direta para reitoria em julho, que elegeu Fernando Guaragna como novo reitor. A eleição foi homologada pelo Conselho Superior Universitário no dia 6 de agosto. A homologação está na Secretaria de Ciência e Tecnologia aguardando ato de posse pelo governo do estado. Um ofício assinado pelo Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs, DCE e Semapi será enviado ao governo do estado, solicitando a nomeação da reitoria eleita pela Comunidade Universitária.