Ulbra não cumpre Acordo Judicial

Ensino superior | Publicado em 06/03/2009

Na manhã desta sexta-feira, 6, o Sinpro/RS foi informado por um grande número de professores da Ulbra que não receberam seus salários, contrariando a expectativa da categoria em virtude do Acordo formalizado na Justiça do Trabalho.

A proposta de parcelamento dos salários atrasados e das multas, aprovada em assembléia dos professores da Ulbra no último sábado, foi formalizada em audiência na 3ª Vara do Trabalho de Canoas. O Acordo Judicial totaliza R$ 26.114,547,00 e tem como garantia os imóveis que compõem o campus da Ulbra em Gravataí.

A primeira parcela do acordo, correspondente às férias (sem o terço constitucional) mais três dias trabalhados em fevereiro venceu na quinta-feira, 5, mas não foi cumprido de forma integral pela Ulbra. O Sinpro/RS apurou que não foram creditados os valores aos professores de diversos campi e de unidades de ensino da Educação Básica e que houve pagamentos de valores inferiores aos estabelecidos no Acordo.

O representante da Ulbra, Geraldo Moreira, informou aos diretores do Sindicato que houve problemas operacionais na rede bancária o que, segundo ele, teria gerado atrasos nos créditos aos professores.

Diante do descumprimento do Acordo, o Sinpro/RS solicitou reunião emergencial com a representação da Ulbra, marcada para às 16h30min de hoje, na sede estadual do Sindicato, em Porto Alegre.

Após esse encontro, o Sinpro/RS poderá convocar os professores para a reinstalação da Assembléia Geral, sábado, 7, às 15h30min, na sede da Amrigs.