Universidade elege primeira Reitoria de forma democrática

A Comissão Eleitoral da Uergs divulgou o resultado da primeira eleição direta para Reitoria da UERGS desde sua instituição.

Comunicação Sinpro/RS
UERGS | Publicado em 03/08/2010


A Comissão Eleitoral da Uergs divulgou no dia 7 de julho o resultado da primeira eleição direta para Reitoria da Uergs desde sua instituição. A chapa 3 – Inova, UERGS! Por uma Universidade Estadual pública, de excelência e comprometida com o desenvolvimento regional, foi a vencedora com 51,44% dos votos, elegendo o professor doutor Fernando Guaragna Martins como novo reitor e a professora doutora Sita Mara Lopes Sant’Anna como vice-reitora.

A chapa 1 – Gestão Compartilhada, obteve 37.96% dos votos e a chapa 2 – Universidade na diversidade, por uma Universidade plural, democrática e de qualidade, somou 10,59%.

Participaram do pleito 105 professores (82%), 140 funcionários (89%) e 1.138 alunos (59%). A homologação do resultado da eleição pelo Conselho Superior da Universidade (Consun) ocorre no dia 6 de agosto. Na sequência, o Conselho Universitário encaminhará o resultado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que remete à governadora do Estado para homologação final. O novo reitor eleito respondeu algumas perguntas ao Extra Classe:

Extra Classe – Quais serão suas primeiras ações na Reitoria da Uergs?
Guaragna – A nomeação dos diretores regionais eleitos em 2009; o levantamento das necessidades regionais, a contratação de professores via concurso e temporários e a busca de mais recursos para a Universidade.

EC – Qual será o maior desafio do início do mandato?
Guaragna – Meu maior desafio será regularizar o funcionamento da Uergs no primeiro semestre de gestão, normalizando aulas, infraestrutura, número de professores e demais setores.

EC – Como espera ver a Uergs ao final de sua gestão?
Guaragna – Ao longo destes quatro anos, vamos trabalhar pela construção de uma Universidade forte, democrática e referência no ensino e extensão. Nossa política é tentar estabelecer critérios acadêmicos de funcionamento e com isso a energia da comunidade será voltada para o futuro da Uergs, deixando para trás seu passado conturbado.