Universidade Estadual elege primeira reitoria de forma democrática

A Comissão Eleitoral da UERGS divulgou o resultado do pleito para reitoria,ocorrido na última sexta-feira, 02/07.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 08/07/2010


A Comissão Eleitoral da Uergs divulgou na tarde desta quarta-feira, 07/07, o resultado do pleito para reitoria, ocorrido na última sexta-feira, 02/07. A chapa 3 – Inova, UERGS! Por uma Universidade Estadual pública, de excelência e comprometida com o desenvolvimento regional, foi a vencedora com 51,44% dos votos, elegendo o Prof. Dr. Fernando Guaragna Martins como novo reitor e a Profª Drª. Sita Mara Lopes Sant’Anna como vice-reitora.

Como primeira ação da nova reitoria, o Professor Guaragna relatou que fará a nomeação dos diretores regionais, eleitos no ano passado por votação direta.

A chapa 1 – Gestão Compartilhada, obteve 37.96% dos votos e a chapa 2 – Universidade na diversidade por uma Universidade plural, democrática e de qualidade, somou 10,59%.

Participaram do pleito 82% dos professores, 89% dos funcionários e 59% dos alunos. A homologação do resultado da eleição pelo Conselho Superior da Universidade (Consun) ocorre no dia 6 de agosto. Na sequência, o Consun encaminha o resultado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que remete à Governadora do Estado para homologação final.