Vencedores do Prêmio Educação receberam o troféu Pena Libertária

Os vencedores da 15ª edição receberam o troféu Pena Libertária, especialmente criado para o prêmio.

Comunicação Sinpro/RS
Troféu Pena Libertária | Publicado em 24/10/2012


O Prêmio Educação RS foi entregue na noite desta sexta-feira, 19 de outubro, em cerimônia realizada na sede Sinpro/RS, em Porto Alegre. Os vencedores da 15ª edição receberam o troféu Pena Libertária, especialmente criado para o prêmio. Instituído pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

Os vencedores foram escolhidos pelos professores sindicalizados ao Sinpro/RS, em votação on-line, entre os três finalistas de cada categoria, escolhidos pela comissão julgadora. Este ano, foram 56 indicações, sendo 17 profissionais, 12 instituições e 27 projetos.

“Há 15 anos o Prêmio Educação homenageia quem, apesar das adversidades, consegue transformar sonhos em realidade, valoriza experiências já consolidadas e tira do anonimato profissionais, instituições e projetos. Estamos certos de que a realidade somente será transformada com ações”, destacou Celso Stefanoski, Diretor do Sinpro/RS.

Conheça os vencedores:

CATEGORIA PROFISSIONAL
Professora Janice Chemale Barth, de Porto Alegre
Professora de inglês na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino, em Porto Alegre. Com PHD e mestrado em linguística aplicada, cursados no Canadá, Janice destaca-se por seu projeto Oficina de Línguas Estrangeiras. Dentro deste projeto, a professora criou o trabalho Foreign Language Drama Classes – Shakespeare the Easy Way (Aulas de teatro em Língua Estrangeira – Shakespeare Fácil), que utiliza o teatro como suporte para ensinar inglês aos alunos.
A atividade propõe, além da leitura dos textos encenados, a contextualização histórica e debates sobre a temática do texto e do autor da obra. O texto teatral de William Shakespeare – Macabeth – foi encenado em inglês e português na escola no final do ano letivo de 2011. O trabalho da professora leva a cultura, através da língua estrangeira para estudantes carentes da comunidade onde a escola está inserida.

CATEGORIA INSTITUIÇÃO
APAE Porto Alegre
Centro de referência na prestação de serviços em defesa do direito da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, com serviços de educação e assistência social. Fundada em 1962, a APAE de Porto Alegre possui projetos e programas a serviço da cidadania e da inclusão social do deficiente, apoio sócio familiar, desenvolvimento artístico, de lazer e atividades desportivas e transporte especial para as pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
Atualmente, atende 171 alunos nas duas Unidades Executoras Escolares, em diferentes programas contínuos e permanentes. Também atende 308 alunos nos programas de assistência social; aproximadamente 2000 estudantes nos programas esportes, recreação e lazer. Em 2012, a APAE Porto Alegre está comemorando 50 anos de trabalho.

CATEGORIA PROJETO
Mostratec – Mostra de Ciência e Tecnologia e Mostratec Júnior, da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo
Feira internacional de ciências e tecnologia de estudantes entre 14 e 20 anos de idade que apresentam seus projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento humano. Conta com a participação de todos os estados brasileiros e diversos países convidados.
O projeto busca a qualificação do processo de ensino-aprendizagem através do método científico, despertando o interesse empreendedor do aluno pela ciência. A Mostratec foi criada em 1977 e busca difundir a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo para a sociedade em geral e empresários dos mais diversos segmentos econômicos.
Pela organização e resultados obtidos, tornou-se referência para a realização de outras feiras que ocorrem no Brasil e no exterior. Em 2011 o evento teve 25.000 visitantes.