Página Principal  Comunicação  Notícias

Aumentar(+)   Diminuir(-)
10/11/2017

Ato contra reforma reúne milhares de trabalhadores em Porto Alegre

Depois da caminhada, os manifestantes se concentraram na Esquina Democrática
Foto: Igor Sperotto

Há quase oito meses que Porto Alegre não presenciava um ato unitário de protesto reunindo todas as centrais sindicais. Nesta sexta-feira, 10 de novembro, mais de 10 mil pessoas empunhando bandeiras de sindicatos marcharam da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até a Esquina Democrática, no centro da cidade, para protestar contra a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso, que entra em vigor neste sábado, 11. A marcha quase não teve bandeiras de partidos políticos.

O resumo mais perfeito do ato foi dado pelo presidente da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Guiomar Vidor. “A partir de agora, vamos estabelecer uma guerrilha jurídica contra essa reforma. Vamos enfrenta-la no cotidiano dos trabalhadores, vamos ingressar com ações judiciais a tal ponto de criar uma instabilidade jurídica dez vezes maior do que agora”, disse o sindicalista.

O ato desta sexta-feira reuniu as maiores centrais sindicais com representação no Estado, como CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), CSP Conlutas, Intersindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), além de entidades classistas como Sindicatos dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Cpers/Sindicato, Adufrgs, Sindibancários, entre outras, e estudantis, como União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União da Juventude Socialista. Desde a greve geral de 28 de abril que as centrais não se uniam em torno de uma causa comum.

Leia a matéria na íntegra no site do jornal Extra Classe


Voltar Imprimir Enviar por E-mail   Informar Erro   Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.