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Editorial

Propaganda enganosa do agronegócio é capa da Textual

A edição de número 26 da Revista Textual traz o ensaio de capa assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs) que expõe a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por este setor. Segundo ele, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas. Trata-se da apologia a um processo que encobre a concentração de terras, a degradação da natureza e o comprometimento do recurso água e da segurança alimentar da população.

Em outro ensaio, são discutidas as metamorfoses na relação capital e trabalho a partir das reformas trabalhistas no Brasil, bem como em outros lugares do mundo. Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o neoliberalismo induz profundas transformações no capitalismo ao submeter o sistema produtivo, os Estados, as relações sociais e todas as esferas da vida à lógica do capital financeiro, cujo objetivo é o máximo retorno no menor prazo.

Na editoria O professor e O Mundo da Escola, a assessora jurídica do Sinpro/RS, Cristina Batista Vargas discorre sobre a garantia dos direitos rescisórios no ato da homologação, analisando a reforma trabalhista aprovada no Senado Federal no dia 13 de julho de 2017, que traz em seu conteúdo uma antiga reivindicação da classe patronal, a de excluir a assistência do sindicato no momento das rescisões contratuais. Na mesma editoria, a diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias, faz um balanço dos dez anos do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP) contra a violência, serviço que se consolidou na defesa do bem-estar dos professores no ambiente educacional.

Em Dinâmica do Meio Educacional, a educadora Sônia Ogiba (Ufrgs) escreve sobre os impactos do cenário de retrocesso no Plano Nacional de Educação (PNE), que completa três anos. A editoria também contém artigo do doutor em educação Ocimar Munhoz Alavarse, da Feusp, que faz um apanhado das debilidades do Ensino a Distância no Brasil baseado na legislação vigente e seus reflexos em todos os níveis de ensino.

Acesse abaixo a íntegra da publicação.




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Capa Revista Textual - Outubro de 2016 - Vol. 2 nº 24 Acesso à versão online (Flip)

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