Aposentadoria do Professor

Página Inicial Serviços Aposentadoria do Professor

 

A proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019), enviada pelo governo Bolsonaro à Câmara dos Deputados no dia 20 de fevereiro, já está em trâmite na Câmara. O texto composto por oito capítulos e 47 artigos altera as regras para trabalhadores do setor privado e para servidores públicos, com exceção dos militares, e prevê regras de transição para os atuais contribuintes. 

A PEC 6/2019 acaba com aposentadoria especial das professoras da educação básica, prevê idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição de 30 anos. Para ter benefício integral, elas terão de contribuir 40 anos. Se for aprovada pelo Congresso Nacional, as professoras terão de trabalhar pelo menos mais dez anos, contribuir mais cinco anos e ter, no mínimo, 60 anos para ter direito a 80% do benefício previdenciário.

Faça a simulação na ferramenta abaixo sua aposentadoria na regra atual e na proposta da PEC 06/2019. 

 

 

 
 

Período Livre – Especial Aposentadoria

 

O Boletim Período Livre desenvolvido pelo Sinpro/RS é uma iniciativa para esclarecer aos professores sobre as alterações propostas pelo Governo e um chamamento a sua participação nas atividades que marcarão a luta nos próximos meses contra a aprovação desta reforma. O documento impresso foi enviado aos professores e pode ser retirado nas regionais do Sinpro/RS em todo o Estado.

 
 

Calcule sua Aposentadoria

 

Quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral? É mais vantajoso esperar atingir a idade mínima ou aguardar o tempo mínimo de contribuição? A ferramenta Calcule sua Aposentadoria, desenvolvida pelo Dieese, em parceria com o Sinpro/RS, permite que você faça simulações e compare o resultado dos cálculos, segundo as regras atuais da Previdência e a partir da proposta do governo (PEC 06/2019). A ferramenta é autoexplicativa traz os detalhes específicos para aposentadoria, de acordo com os dados fornecidos pelo professor.