Página Inicial Comunicação Revista
Além das edições semestrais impressas, a Revista Textual passou a ter, desde julho de 2022, artigos publicado em formato exclusivamente em PDF para leitura e distribuição em PC e smartphone, trata-se da Textual Virtual. Os textos se inserem nas editorias já tradicionais da Revista: ensaios sobre temas da contemporaneidade, além de artigos sobre a dinâmica educacional e sobre a relação dos professores com o mundo da escola. Acesse abaixo a íntegra do ensaio mais recente e o histórico de publicações da Revista.
Nesta quinta edição, a Revista Textual Virtual publica ensaio do professor no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos Ronaldo Henn, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. O artigo intitulado A desinformação como estratégia da extrema direita: a rearticulação dos memes do fascismo, aborda os processos de desinformação que levam a campanhas de ódio e atos antidemocráticos como à invasão do Capitólio, nos EUA e os atos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Acesse nos links abaixo:
Nesta quarta edição, a Revista Textual Virtual publica artigo do doutor em história, Rodrigo Perla Martins, intitulado Ensino superior e perspectivas do formato ensino-aprendizagem. O texto aborda ainda as mudanças ocorridas e os rumos para os próximos anos no setor.
Nesta terceira edição, a Revista Textual Virtual publica o artigo do doutor em economia, Pedro Perfeito da Silva, intitulado Populismo de direita, nacionalismo econômico e o oceano que separa Orbán de Bolsonaro.
Nesta edição, o professor Marcos Fuhr e a professora Cecília Farias, diretores do Sinpro/RS tratam de um tema histórico e polêmico no ensino privado: o excesso de trabalho exercido fora da hora contratada, e não remunerado, a que os professores são submetidos.
Nesta edição, o professor Bruno Biasetto, doutor em História econômica da América Latina e pesquisador do Centro de Estudos da América Latina e Caribe, explica a atual crise do petróleo a partir das experiências mundiais anteriores e também esmiúça a complexa geopolítica que dita as regras, guerras e disputas em torno do controle sobre as reservas mundiais.
A Revista Textual cumpre a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral, bem como de estimular a abordagem e elaboração de questões referentes à relação dos professores do ensino privado com o mundo da escola e a dinâmica educacional. A distribuição é gratuita nas sedes do Sindicato e em mãos nas visitas dos diretores às instituições de ensino.
A edição número 28 da Revista Textual traz como tema principal a pandemia de Coronavírus. No ensaio de capa assinado pelo professor Fernando Spilki, da Feevale, um retrospecto das emergências sanitárias enfrentadas mundialmente, a partir dos tempos bíblicos, evidenciando que a humanidade convive desde sempre com as pandemias.
A edição número 27 da Revista Textual traz como capa a destruição da Amazônia. A questão ficou flagrante, mais do que nunca, a partir da explosão de dados sobre queimadas e do colapso da gestão ambiental implantada por um governo que não quer admitir o problema e acredita no modelo desastroso do século passado no que se refere à ocupação da Amazônia.
A edição 26 da Revista Textual traz o ensaio de capa assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs) que expõe a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por este setor. Segundo ele, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas.
A Revista Textual, em sua 25ª edição, traz no artigo de capa o debate sobre questões de gênero, sexualidade e heterenormatividade na escola. O texto do professor Fernando Seffner, intitulado Tem nexo não falar de sexo na escola?, aborda o tema a partir da crítica às supressões dos conteúdos relativos a gênero e sexualidade, tanto do Plano Nacional de Educação, quanto dos planos municipais.
A 24ª edição da Revista Textual tem como destaque de capa a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. O artigo Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país.
A 23ª edição da Revista Textual, começou a circular em junho de 2016 com ensaio de capa sobre a indústria como motor do crescimento econômico no Brasil, de autoria dos professores da Ufrgs André Moreira Cunha, do Departamento de Economia, e Pedro Perfeito da Silva, doutorando em Economia.
A 22ª edição da Revista Textual, publicação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, começou a circular neste mês de outubro. No ensaio de capa, o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.
A 21ª edição da Revista textual tem seus dois ensaios voltados para duas questões fundamentais e interligadas. Uma delas é a crescente precarização das relações de trabalho nas últimas décadas, em que a terceirização da mão de obra é a ponta mais visível desse processo.
A 19º edição da Revista Textual traz um ensaio de capa que aborda o futebol como negócio e o legado da Copa do Mundo no Brasil. O texto intitulado Futebol, Poder e Violência: às vésperas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tem autoria de Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Z.
As consequências da má alimentação são o enfoque do ensaio de capa da 18ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até o ano de 2030, mais da metade da população do planeta terá problemas de saúde decorrentes da superalimentação.
Salvaguardado o direito de legítima defesa, nada sustenta o mito do “cidadão de bem”, armado, em contraposição à maioria da população, que não tem acesso aos serviços mínimos de segurança. Armas e segurança pública é o ensaio da capa desta edição da Revista Textual.
Textual chega à sua nona edição como reconhecido espaço para a divulgação da produção acadêmica e também como veículo para o debate de temas do universo educacional. Neste número, a revista foca assuntos relacionados ao mundo da escola, à divulgação do conhecimento científico e à critica sociológica.
A violência na escola; a Educação Profissional à margem da qualificação; o comportamento dos atores do processo de aprendizagem; a importância da Filosofia da Educação na formação profissional do professor; e o desiquilíbrio nos ciclos de mudanças climáticas são os temas da sétima edição da Revista Textual.
Chegamos à quarta edição da Textual tendo plena convicção de que a iniciativa de materializar esta revista há dois anos, mostrou-se correta e frutificou em temas e debates. Nossas páginas têm servido de suporte para assuntos que estão na ordem do dia, muitas vezes até mesmo antecipando-se.