A Revista Textual cumpre a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral, bem como de estimular a abordagem e elaboração de questões referentes à relação dos professores do ensino privado com o mundo da escola e a dinâmica educacional. A distribuição é gratuita nas sedes do Sindicato e em mãos nas visitas dos diretores às instituições de ensino.

 

 

 

 

Revista Textual – Edição 26

A edição 26 da Revista Textual traz o ensaio de capa assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs) que expõe a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por este setor. Segundo ele, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas.


Revista Textual – Edição 25

A Revista Textual, em sua 25ª edição, traz no artigo de capa o debate sobre questões de gênero, sexualidade e heterenormatividade na escola. O texto do professor Fernando Seffner, intitulado Tem nexo não falar de sexo na escola?, aborda o tema a partir da crítica às supressões dos conteúdos relativos a gênero e sexualidade, tanto do Plano Nacional de Educação, quanto dos planos municipais.


 | Foto: reprodução

Revista Textual – Edição 24

A 24ª edição da Revista Textual tem como destaque de capa a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. O artigo Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país.


 | Foto: reprodução

Revista Textual – Edição 23

A 23ª edição da Revista Textual, começou a circular em junho de 2016 com ensaio de capa sobre a indústria como motor do crescimento econômico no Brasil, de autoria dos professores da Ufrgs André Moreira Cunha, do Departamento de Economia, e Pedro Perfeito da Silva, doutorando em Economia.


Revista Textual – Edição 22

A 22ª edição da Revista Textual, publicação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, começou a circular neste mês de outubro. No ensaio de capa, o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.


Revista Textual – Edição 21

A 21ª edição da Revista textual tem seus dois ensaios voltados para duas questões fundamentais e interligadas. Uma delas é a crescente precarização das relações de trabalho nas últimas décadas, em que a terceirização da mão de obra é a ponta mais visível desse processo.


Revista Textual – Edição 20

O ensaio da capa desta edição da Revista Textual – Reforma Política: A democracia merece mais – alerta sobre a urgência da reforma política no país, com ênfase para o financiamento público de campanha.