Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo período Livre

Assembleia Geral Regionalizada decidirá pauta de reivindicações

reunião Sinpro/RS e Sinepe/RS
Pauta preliminar já foi encaminhada ao sindicato patronal
O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado para a realização de Assembleia Geral Regionalizada, no período de 12 de novembro a 6 de dezembro – confira a tabela com as cidades, os locais e os horários no verso desta edição –, para análise e deliberação sobre a pauta completa de reivindicações com vistas à Negociação Coletiva com o Sinepe/RS e a Campanha Salarial 2012. A data-base dos professores do ensino privado do RS é março. Em Porto Alegre, a Assembleia será no dia 26 de novembro, às 10h, na sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919). A descentralização dos encontros é adotada pelo Sinpro/RS objetivando uma maior participação dos professores no processo decisório.

A pauta preliminar de reivindicações já foi encaminhada pelo Sinpro/RS ao sindicato das escolas (Sinepe/RS) no início de outubro, com destaque para o aumento real, o trabalho extraclasse, a limitação de alunos por turma e o calendário escolar. A direção do Sinpro/RS e a dos demais sindicatos de funcionários técnicos e administrativos estiveram reunidas com o sindicato patronal no dia 25 de outubro, ocasião em que manifestaram a avaliação positiva da realidade socioeconômica do país, o que alicerça as expectativas de aumento real de salário e de melhorias nas condições de trabalho no ensino privado gaúcho.

Contribuição Assistencial – Esta Assembleia Geral também definirá, como acontece todos os anos, o percentual e a época de desconto da Contribuição Assistencial, que incide sobre os salários de todos os professores e representa uma parcela significativa da receita do Sinpro/RS.

Editorial

A discussão e a definição das reivindicações dos professores no processo de negociação com o Sindicato Patronal do ensino privado é uma agenda tradicional do Sinpro/RS.

Com o objetivo de oportunizar uma maior participação dos professores, nos últimos anos, como agora, esta Assembleia é realizada de forma regionalizada, com tomada de decisão pelo somatório do posicionamento dos participantes do processo.

A iniciativa tem sido exitosa, o que resultou no desafio de reunir, no mínimo, 500 professores no processo deste ano.

A definição das reivindicações é um importante momento de avaliação das condições de trabalho nas escolas e instituições de Educação Superior, de prospecção de expectativas e, especialmente, do sentimento da categoria frente ao que acontece no cotidiano do ensino privado gaúcho.

Em face das condições econômicas e sociais que continuam muito positivas no país e dos seus reflexos favoráveis no ensino privado, os professores certamente reafirmarão as expectativas de melhoria salarial e de condições de trabalho.

Nas próximas negociações, conforme informado ao Sinpro/RS por lideranças da Educação Superior, as tratativas com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho serão realizadas separadamente entre a Educação Básica e a Educação Superior.

A expectativa do Sindicato é que esta definição permita uma abordagem mais profunda e detalhada das questões de cada segmento, o que exige desde já um levantamento dos problemas e apresentação de propostas.

O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado gaúcho a se integrarem à mobilização pela melhoria salarial e das condições de vida e saúde.

A participação fortalece a luta coletiva e a condição individual dos professores na sua relação com as instituições de ensino.

Direção Colegiada


Assembleia Geral Regionalizada

O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado do RS para a realização de Assembleia Geral Regionalizada para análise e deliberação da pauta de reivindicações com vistas à Negociação Coletiva 2012.
Professor, confira data, horário e local da Assembleia na sua cidade:

Assembleia Geral Regionalizada - Horários

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.