Aumentar(+)   Diminuir(-)
Agosto / 2002
Especial URCAMP
Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE  

SALÁRIOS

Semestre começa com o maior atraso do ano em Bagé


crise da Urcamp não é novidade e o quadro de atraso salarial como a expressão mais visível da mesma é a ponta de um iceberg que tem sua origem na estrutura política e administrativa da instituição. Em Bagé, sede da reitoria, a situação é gritante. O semestre letivo inicia sem o pagamento da primeira parcela do 13º e com os salários de julho, junho, maio e parte de abril em atraso (informações colhidas até o último dia 07/08). É justamente em Bagé que a expressão dessa crise se manifesta de forma mais aguda, o que é curioso, pois em alguns campi os pagamentos são efetuados de forma quase regular (veja quadro).

Os professores, como principais atingidos pelos sintomas imediatos e futuros desse problema crônico e complexo, devem se inserir de forma ativa nesse debate. Como os professores não possuem espaços institucionais que oportunizem essas discussões dentro da Universidade, o Sinpro/RS tem proporcionado, já a algum tempo, o espaço para tal, seja em assembléias, seja em seminários, que há algum tempo vêm apontando as dificuldades da instituição e possíveis soluções.

O que a instituição vive hoje, certamente é resultado de uma estrutura de poder centralizado e sem articulação com a comunidade em que está inserida. Esta situação, associada a um projeto de expansão irreal são a gênese da crise. Por sua vez, os dirigentes da Universidade têm se esmerado em apontar bodes-expiatórios para atribuir e distribuir responsabilidades.

Apontar os problemas, trazê-los à luz, discuti-los aberta e democraticamente, integrar toda a comunidade universitária e o conjunto da sociedade neste processo são a única via na atual conjuntura para a construção de uma solução que viabilize a Urcamp como local de trabalho, de produção de conhecimento e de aprendizado.


Quadro Salarial

Bagé – primeira parcela do 13º, julho, junho e parte de abril em atraso

Caçapava – primeira parcela 13º em atraso e parte dos salários de julho

Dom Pedrito - primeira parcela 13º em atraso e parte dos salários de julho

Livramento – primeira parcela 13º, julho, junho e parte de maio em atraso

Alegrete – primeira parcela do 13º em atraso e julho foi pago depois da data limite (05/08)

São Gabriel – primeira parcela do 13º em atraso

São Borja – sem informações





Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.