Aumentar(+)   Diminuir(-)

CAMPANHA SALARIAL

Começam os preparativos para a negociação com o Sinepe

O Sinpro/RS está promovendo amplo debate nos vários segmentos da categoria, no sentido de colher informações e contribuições para a construção de uma proposta de pauta de reivindicações para a negociação coletiva em 2008. A idéia é que o conjunto de reivindicações aborde as questões coletivas da categoria e também as questões específicas dos diferentes segmentos, que ainda não estão contempladas na Convenção Coletiva de Trabalho, assim como cláusulas que podem ser aprimoradas.

A vida real e o cotidiano dos professores se modifica na mesma medida em que a dinâmica do ambiente escolar e do universo educacional também se transforma, seja por questões tecnológicas, mercadológicas, econômicas ou políticas. Sendo assim, é papel do Sindicato, neste momento que antecede as próximas negociações salariais, fomentar a reflexão e o debate com objetivo de identificar as reais demandas da categoria. Para que esse processo se desenvolva a contento é importante a participação efetiva dos docentes na discussão e embasamento do que será proposto e posteriormente avaliado em assembléia.

Para isso, serão realizadas, no período que antecede a Assembléia Geral que definirá a pauta de reivindicações, reuniões de prospecção das expectativas da categoria para a próxima negociação coletiva. Serão encontros com professores, lideranças, associações de docentes em todos os níveis de ensino e segmentos educacionais de todas as regiões de abrangência do Sinpro/RS no estado. Também serão feitos seminários de áreas específicas, como EaD e Língua Estrangeira.

ASSEMBLÉIA


A culminância desse processo será no dia 15 de dezembro quando a categoria definirá em Assembléia a Pauta de Reivindicações a ser apresentada ao Sindicato Patronal (Sinepe/RS) para as negociações coletivas 2008. O Sinpro/RS convoca todos os professores para o encontro, que acontecerá às 14 horas, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.

As negociações coletivas com o Sinepe/RS começarão em março, data-base dos professores e funcionários do ensino privado. Com exceção dos docentes dos cursos de Língua Estrangeira e de Educação Infantil (que atuam exclusivamente com esta modalidade), a Convenção Coletiva, assinada pelo Sinpro/RS e pelo Sinepe/RS, contempla todos os demais professores.


SUGESTÕES


Diante da intensa dinâmica do meio educacional, é importante a contribuição da categoria na elaboração da Pauta de Reivindicações no sentido de apontar realidades de trabalho em cada nível de ensino. Os comentários e sugestões devem ser enviados para a direção do Sinpro/RS, manifestados aos diretores do Sindicato durante as suas visitas aos estabelecimentos de ensino através do email:
direcao@sinprors.org.br.


EVENTO - EaD terá seminário em dezembro/2007

No dia 8 de dezembro, o Sinpro/RS realizará um evento para discutir questões referentes à Educação a Distância. Trata-se do Seminário Sobre as Relações de Trabalho na EaD. O encontro ocorrerá no auditório do Sindicato com inscrições gratuitas e tem por objetivo buscar subsídios junto aos profissionais deste segmento com vistas às próximas negociações coletivas. Serão abordados aspectos como a indispensável atuação dos professores na EaD, o reconhecimento profissional, e outras questões de caráter regulatório.


INFORMAÇÕES - Mensalidades Escolares


Desde 1996 o Sinpro/RS vem acompanhando a evolução das anuidades escolares praticadas pelos estabelecimentos de ensino privado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, a subseção do Dieese/FeteeSul passou a fazer este monitoramento para o Sindicato. Os professores também podem contribuir para este trabalho, pois é fundamental que cheguem ao Sindicato informações sobre o reajuste das anuidades escolares. Esses dados servem de subsídio para o Sinpro/RS nas futuras negociações salariais. O período que precede as matrículas é o mesmo em que ocorrem as definições das instituições nesse sentido. Para informar sobre o reajuste na sua escola, basta entrar em contato com o Sindicato pelo e-mail direcao@sinprors.org.br  ou ligar para a direção da entidade no telefone (51) 4009 2990.


ÍNDICES - Evolução e projeção inflacionária

Conforme levantamento do Dieese, a projeção de inflação acumulada pelo INPC para março de 2008, data-base dos professores do ensino privado, será de 4,08%. O INPC é o índice que tem servido de referência nas negociações dos últimos anos. Veja a seguir, a título de informação, o quadro de evolução da inflação a partir de diversos índices.



Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.