Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo Período Livre

SEMINÁRIO

Formação de professores
em debate

Dentre as ações constitutivas das políticas públicas para a formação de professores da Educação Básica no país, a proposta de instalação de Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente visa à participação dos estados no Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. No Rio Grande do Sul essa proposta ainda não se concretizou pela resistência do governo do estado.

O RS tem uma larga tradição na formação qualificada de professores nas instituições de Educação Superior privadas, com destaque para as comunitárias, confessionais e sem fins lucrativos. No entanto, essas instituições estão hoje alijadas da participação desse empenho nacional de preparar os professores da Educação Básica para os novos tempos e novas perspectivas dos nossos estudantes. A experiência e o investimento acadêmico de décadas dessas IES são desconsiderados por não serem universidades públicas estatais.

Da mesma forma, o Sinpro/RS vê com preocupação a opção do MEC, via Universidade Aberta do Brasil (UAB), pela modalidade da Educação a Distância (EaD), mesmo que pública, para a formação inicial de professores.

A conjugação dessas duas situações exclui os docentes com atuação nos cursos de pedagogia e de licenciaturas das instituições de Ensino Superior confessionais e comunitárias do RS da política nacional de professores e representa uma grave ameaça a sua empregabilidade.

Para a discussão sobre os efeitos dessa política nacional de formação de professores e, especialmente, a definição de iniciativas que resgatem o protagonismo histórico dos professores gaúchos desse setor, o Sinpro/RS convida os professores interessados a participarem do seminário Perspectivas do mercado de trabalho docente frente às novas políticas de formação de professores, no dia 4 de julho de 2009, às 9 horas, na Sede Estadual do Sinpro/RS.


MEC

Plano Nacional de Formação de Professores
exclui a rede privada


Leia a seguir trechos do material divulgado pelo Ministério da Educação no final de maio:

Clique no texto abaixo para ampliar

MOÇÃO.

Aesufope pede inclusão das instituições das IES privadas no Plano Nacional

A seguir, um extrato da moção da Associação de Escolas Superiores de      Formação de Profissionais do Ensino (Aesufope) sobre o assunto. O      documento resultou de um seminário promovido pela entidade no dia 8 de      junho de 2009 e debateu a questão.

Clique no texto abaixo para ampliar

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.