Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo período Livre

Assembleia abrirá processo
eleitoral do Sinpro/RS

Inicia no próximo dia 22 de maio, o processo eleitoral que culminará com a renovação da direção colegiada do Sinpro/ RS. Em assembleia geral, agendada às 14h na sede do Sindicato (Avenida João Pessoa, 919), os professores definirão a comissão eleitoral e a dotação de recursos financeiros para o apoio às chapas que concorrerão no pleito.

A comissão eleitoral estabelecerá o calendário eleitoral. O mandato da atual direção encerra no dia 19 de outubro deste ano. As eleições, então, deverão acontecer entre 19 de agosto e 19 de setembro. A nova direção assumirá em 20 de outubro. A eleição é orientada pelo estatuto do Sinpro/RS, disponível na íntegra no site do Sindicato (www.sinprors.org.br).

A assembleia geral do dia 22 também deverá deliberar sobre a autorização de assinatura única nos cheques para a devolução do Imposto Sindical aos associados, política adotada há 15 anos pelo Sinpro/RS.

COMISSÃO ELEITORAL – Responsável por conduzir e coordenar o processo eleitoral, será composta por cinco sócios do Sinpro/RS não candidatos, eleitos na assembleia do dia 22, em que se somarão ainda um membro de cada chapa registrada e um representante indicado pelo Colegiado Estadual. A comissão definirá as datas de publicação dos editais; os prazos de inscrição das chapas; e os dias das eleições. Caberá à Comissão manter uma secretaria, com expediente de no mínimo oito horas diárias no período de inscrição das chapas, para atender os interessados, prestar informações, receber documentação, fornecer recibos e zelar pelo processo.

CANDIDATOS – Poderá ser candidato o associado que, na data do escrutínio, tiver mais de três meses de inscrição no quadro social e pelo menos um ano de exercício da profissão; estiver em dia com as mensalidades sindicais e com os serviços contratados junto ao Sindicato; for maior de 18 anos e comprovar vínculo empregatício em instituição de ensino de direito privado, localizada na área de representação geográfica da entidade. Professor aposentado também pode candidatar-se.

ELEITORES – Conforme o estatuto do Sinpro/RS, estão aptos a votar os professores associados ao Sinpro/RS há mais de três meses, com as mensalidades quitadas até 30 (trinta) dias antes das eleições. É assegurado o direito de voto ao aposentado.


     EDITORIAL


Transparência e participação

O Sinpro/RS é um dos maiores sindicatos do estado e um dos poucos com mais de 60% de sua base sindicalizada. Historicamente, seu processo eleitoral se dá com a intensa participação dos professores em todo o estado. Nos últimos pleitos, mais de 70% dos associados votaram, legitimando não apenas o projeto político, mas a direção colegiada do Sindicato.

No processo eleitoral deste ano, participarão mais de 17.500 professores de todo o Estado e de todos os níveis e modalidades de ensino – um colégio eleitoral superior ao de muitos municípios do Rio Grande do Sul.

As eleições no Sinpro/RS têm a marca da transparência e da participação da categoria. Nas últimas eleições foram disponibilizadas 231 urnas para arrecadar o voto de 16.547 professores aptos a votar em todo o estado.

O processo eleitoral deste ano é o maior da história do Sinpro/RS em número de eleitores. Nesse pleito se definirão os projetos e as propostas de trabalho para o próximo triênio, que iniciará em outubro deste ano e se estenderá até outubro de 2013.

Participe!

Direção Colegiada





Uma Pauta Preliminar de Reivin-dicações para 2011 foi entregue, no último dia 17 de setembro, para a direção do Sinepe/RS com o objetivo de sintonizar as negociações coletivas com o planejamento e a elaboração das planilhas de custos das escolas e universidades para a definição das anuidades do próximo ano. O Sinpro/RS também propôs ao Sinepe/RS a antecipação das negociações coletivas. A data-base dos professores do ensino privado é 1º de março.







ASSEMBLEIA GERAL
22/05 | 14h | Sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919) – Porto Alegre

PAUTA
- Eleição da comissão eleitoral do Sinpro/RS
- Destinação de apoio financeiro às chapas concorrentes
- Deliberação sobre assinatura única nos cheques da devolução do Imposto Sindical
- Assuntos Gerais




Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.